Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

13/2/2019 - Campinas - SP

Victor Hugo Toro e dá início a preparações dos 90 anos da Orquestra Sinfônica




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal recebeu na manhã desta terça-feira (12) o maestro Victor Hugo Toro, regente da Orquestra Sinfônica de Campinas, que se reuniu com o presidente Marcos Bernardelli (PSDB) e o 2º secretário Campos Filho (DEM) para falar sobre os 90 anos da Orquestra, que no ano passado foi tombada como patrimônio imaterial de Campinas por iniciativa do Legislativo.

“Em novembro deste ano completamos nove décadas de história e viemos conversar com a Câmara para que juntos - Orquestra, Câmara e Secretaria de Cultura Municipal – planejemos as ações em torno deste marco”, diz Toro.  O presidente Bernardelli ressalta importância da Sinfônica e afirma que o Legislativo irá ajudar em tudo o que for possível para que a data seja marcante para a cidade.

“A história da orquestra é muito rica e se entrelaça com a história não apenas de Campinas, mais do Brasil. Como nos relembrou o maestro, no ano que vem, por exemplo, se completarão 35 anos desde que ocorreu o histórico comício das Diretas Já, no vale do Anhangabaú, e a Orquestra Sinfônica estava lá, tocando no grande evento que pedia a volta da democracia ao país”, pontua.

Campos Filho destaca a importância da Orquestra na cultura de Campinas. “A orquestra já está prestes a completar 500 apresentações gratuitas BA cidade e ela atua ativamente para popularizar e levar a música para as pessoas de todas as classes sociais, de toda a cidade e até fora dela. Não à toa a Câmara trabalhou para que ela se tornasse patrimônio imaterial da cidade”, destaca.

Para deixar claro o quão ricas são as contribuições e história da Orquestra, já ficou definido na reunião desta manhã que a TV Câmara irá produzir uma série de programetes batizados “90 anos da orquestra Sinfônica de Campinas”. Uma vez prontos, os programas de no máximo cinco minutos serão exibidos durante toda a programação diária do canal legislativo até dia 15 de novembro, data em – no ano de 1929 – foi realizada a primeira apresentação da então Sociedade Symphonica Campineira.     

O calendário de apresentações da Sinfônica se inicia neste ano em 15 de março, mas a Orquestra já está ativa: neste sábado, dia 16, com regência de Igor Maia, ela realiza no Teatro Castro Mendes a primeira edição de 2019 dos Concertos Didáticos - projeto é elaborado em conjunto com as Secretarias de Cultura e de Educação para inserir os alunos da rede municipal de Educação e Instituições não governamentais na produção dos bens culturais e artísticos da cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.