Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

22/3/2018 - Campinas - SP

Secretário de Transportes afirma que trem intercidades deve entrar em operação




da assessoria de imprensa 

A Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) recebeu nesta terça-feira (20) o secretário municipal de Transportes e presidente da EMDEC, Carlos José Barreiro, para debater a implementação do trem intercidades, que interligará a RMC, São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santista em seus 477km de trajeto. “A fase técnica e o projeto já estão desenhados, prontos para serem implementados. Estamos em fase de adequação dos equacionamentos econômicos financeiros para tornar o projeto atrativo e viável para os investidores. A ideia é que ainda neste ano seja publicado o chamamento público da PPP (Parceria Público-Privada) e então dentro de três anos as linhas já terão condições de operar”, explica Barreiro.

O presidente da comissão, vereador Campos Filho (DEM), destacou que “trata-se de uma alternativa de transporte rápida, sustentável e que reduzirá os congestionamentos nas rodovias. Além disso, haverá valorização dos arredores das cidades contempladas pelo projeto e um incentivo ao turismo da região”, afirma o parlamentar.

Estima-se que a demanda de passageiros será de aproximadamente 160 mil passageiros por dia, sendo 70 mil da Região Metropolitana de Campinas. “Além de Americana, Campinas e Jundiaí, existe a possibilidade de paradas em outras cidades da RMC. Também há o estudo de uma ligação de passageiros com o aeroporto de Viracopos” destaca o secretário.

O trem intercidades é um projeto do Governo do Estado de São Paulo iniciado em 2013 e tem um custo estimado de 5,4 bilhões de reais, sendo que 1,8 bilhão deve ser investido pelo estado (os valores poderão sofrer correções em decorrência do tempo). Neste período foram realizados estudos de engenharia, ambientais, financeiros e jurídicos.

Além de Campos, a comissão é composta ainda pelos vereadores Vinicius Gratti (PSB), Luiz Cirilo (PSDB), Edison Ribeiro (PSL) e Nelson Hossri (Podemos).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.