Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

16/9/2016 - Campinas - SP

RTV: Memória Científica entrevista Niza Tank




da assessoria de imprensa 

Niza de Castro Tank, uma das maiores cantoras líricas do Brasil, hoje professora aposentada do Instituto de Artes da Unicamp, nasceu em Limeira, onde iniciou os estudos de canto, muito embora fosse o desejo dos pais vê-la aprender tocar piano. Foi numa dessas aulas que sua professora, uma freira Dominicana, num ato de clarividência, diz à sua irmã, Nadir: “a sua irmãzinha nunca será pianista, a sua irmãzinha será cantora”. A menina foi pouco a pouco se aventurando nas aulas, apresentou-se inúmeras vezes nos eventos promovidos pela paróquia do bairro, até que como num conto adolescente e apaixonante, chegou à Rádio Gazeta de São Paulo, sem qualquer aviso prévio ou convite, onde convence o já famoso maestro Armando Belardi a aplicar-lhe um teste. Na mesma tarde, fora contratada pela emissora de rádio.

Assim inicia a carreira da soprano lírica, que após receber inúmeros prêmios e realizar várias turnês internacionais, chegou a Unicamp para ser a primeira professora de canto do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade. A trajetória de Niza Tank é o tema dessa edição do Memória Científica. O programa, produzido pela RTV-Unicamp, tem a direção do sociólogo Marcelo Rocco e a curadoria do professor José Alves de Freitas Neto, docente do Departamento de História do IFCH-Unicamp. Veja o link



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.