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30/8/2019 - Campinas - SP

Requerimento força Prefeitura a exigir providências do Ministério da Saúde




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Questionamento apresentado pelo vereador Ailton da Farmácia (PSD) no início deste mês, por meio do Requerimento número 1912/2019, forçou a Prefeitura a exigir providências do Ministério da Saúde quanto à emissão adequada do Cartão SUS na Rede Pública Municipal.

Segundo resposta ao Requerimento, “de posse desta nova solicitação do nobre vereador, foi refeita a consulta ao Ministério da Saúde quanto à aquisição das mídias plásticas para etiquetar os cartões”. Na sequência, o Ministério informou que “vai negociar o envio das mídias plásticas”, já que estaria em processo licitatório em andamento para aquisição de impressoras e mídias.

“Denunciei a falta do Cartão SUS na rede pública porque o documento tem por objetivo agilizar o atendimento das pessoas mais humildes e que utilizam dos serviços públicos de saúde. Porém, as unidades do nosso município entregam uma cópia em preto em branco, em papel sulfite simples, e ainda obriga o usuário a plastificar aquilo que seria o Cartão SUS”, enfatiza Ailton da Farmácia.

O vereador recebeu denúncias de usuários que tiveram a indicação de Centros de Saúde para que plastificassem o Cartão SUS impresso em papel simples. A Coordenadoria Setorial de Informática da Secretaria Municipal de Saúde nega que tenha passado essa orientação às unidades de saúde.

Ainda em resposta ao Requerimento, a Secretaria Municipal afirmou que o Ministério deixou de enviar equipamento como impressoras térmicas, cartão plástico para colar as etiquetas e as bobinas de etiqueta adesiva, por isso, teve de improvisar a impressão. A cargo da secretaria ficaria a compra das etiquetas. Isso porque, os cartões plásticos são padronizados pelo Ministério.

Como alternativa à falta de Cartão SUS na rede pública de Campinas, a municipalidade indica que o usuário pode baixar, em smartphones, o aplicativo “Meu DigiSUS”, que permite o acesso ao cartão e às informações sobre o atendimento no SUS.

“Porém, uma grande maioria da população carente e que só tem o SUS como alternativa de atendimento não possui smartphone. São pessoas idosas que eu converso com muitas diariamente. Há ainda uma grande quantidade sem acesso à internet, dependendo de algum wi-fi para usar o aparelho”, finaliza Ailton da Farmácia.



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