Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

10/8/2016 - Campinas - SP

Projeto que obriga empresas a informarem sobre aprendizes com deficiência




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal aprovou, em 1ª discussão (quanto à Legalidade), na sessão de segunda (8), Projeto de Lei, de autoria do vereador Carlão do PT, que obriga empresas da cidade (indústrias, comércios e serviços) a enviarem à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência relatórios sobre o trabalho de aprendizes com deficiência. Entre as informações que deverão constar dos relatórios estão nome, matrícula, curso de capacitação e a formação profissional promovida pela empresa, o período do contrato de trabalho especial e desempenho de cada aprendiz.

Segundo a justificativa do PL 168/2015, o objetivo é fiscalizar o cumprimento dos percentuais previstos na legislação (citados o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei da Aprendizagem- nº 10.097/2000), que estipula a contratação de jovens aprendizes com deficiência em 2% a 5% dos cargos para empresas com 100 ou mais empregados e em 5% a 15% para empresas de médio e grande porte.

“Precisamos fazer com que as leis não sejam burladas. Essa ferramente vai permitir que a gente possa, junto com a Delegacia Regional do Trabalho, fiscalizar essa importante conquista dos jovens aprendizes em nossa cidade”, disse Carlão. Na justificativa do PL também é mencionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quanto ao prazo de contratação de jovens aprendizes, que deve ser por tempo determinado, e a idade (14 a 24 anos). O PL ainda precisa ser aprovado na Câmara em 2ª discussão (quanto ao mérito), antes de ser enviado para sanção do prefeito.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.