Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

27/3/2019 - Campinas - SP

Projeto de Cidão Santos obriga o poder público a instalar controle de acesso nas escolas




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Cidão Santos (PROS) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal para que a prefeitura implante catracas eletrônicas nas escolas da rede municipal de ensino de Campinas, garantindo, assim, um controle de acesso de entrada no estabelecimento escolar.

“É uma lei que vem ao encontro a garantir a segurança dos estudantes e funcionários, em função dos acontecimentos destas mortes provocadas por pessoas que invadem escolas e cometem tragédias, como ocorreu recentemente em Suzano”, explica Cidão. O projeto de lei prevê ainda a instalação de câmeras de monitoramento no local de entrada, para que as imagens cheguem a Central Integrada de Monitoramenteo de Campinas (CimCamp), para que profissionais façam o monitoramento externo.

Segundo o vereador, o sistema funcionará com a implantação de leitura de biometria ou com cartão magnético, como o já existente na maioria das faculdades, sendo necessário a leitura biométrica ou passar o cartão em um local apropriado na catraca para que seja liberada. “A recepção aos alunos deverá ser feita por um profissional capacitado, que, além de receber os alunos, devem orientá-los no que for preciso”, completa o parlamentar.

“A intenção deste projeto não é transformar a escola num local de forte aparato de segurança, é apenas controlar o acesso de quem nela entra, e, assim, transmitir a sensação de segurança a quem nela estuda e trabalha, além de tranquilizar os pais que deixam seus filhos nos colégios”.

Além disso, Cidão salienta que isso não irá descaracterizar o ambiente escolar. “Esse controle será implantado somente na entrada da escola, sendo que em seu interior continuará sendo um espaço escolar de aprendizado e interação entre os alunos”.

Por fim, Cidão Santos destaca que a implantação desse sistema digital trará inúmeros benefícios, ao utilizar a tecnologia em favor da rede municipal de ensino, tais como: elimina o tempo gasto pelo professor com a chamada oral, contribui para diminuir atrasos e a evasão escolar, e reforça e auxilia no controle do acesso às dependências das escolas.

O projeto será encaminhado às comissões, para, posteriormente, ser apresentada em plenário para votação em dois turnos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.