Domingo, 19 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

28/6/2019 - Campinas - SP

Prefeito sanciona projeto que concede alvará de uso a gabinetes optométricos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Nesta quarta-feira, 26 de junho, Campinas deu um passo importante em prol da saúde primária da visão. A assinatura da sanção, por parte do prefeito Jonas Donizette (PSB) do projeto que possibilita a concessão de alvará de uso a gabinetes optométricos ocorreu durante evento no salão vermelho do Paço Municipal.

“Hoje o prefeito está abrindo as portas para a população poder enxergar. Esta chave estava em mãos erradas. Com a aprovação desse projeto o que muda é a segurança jurídica, tanto para a vigilância sanitária ao conceder o alvará, quanto ao profissional que poderá trabalhar livremente, sem precisar se esconder”, explicou o vereador Fernando Mendes (PRB), autor do projeto e defensor da categoria.

O prefeito Jonas Donizette pontuou os passos do projeto até chegar a sanção. “O projeto foi aprovado na Câmara com 19 votos favoráveis. Agora vem para a sanção, e eu estou tornando lei, dando direito aos profissionais que trabalham com a optometria ter o seu alvará de funcionamento do estabelecimento”, disse.

Representando a Câmara de Campinas, o presidente vereador Marcos Bernardelli, ressaltou o papel do Poder Legislativo na aprovação do projeto.“Após passar por audiência pública, duas votações na Câmara e ter o reconhecimento da própria Casa, temos agora a regulamentação para que a prefeitura possa expedir o alvará de funcionamento desses serviços prestados pelos profissionais da optometria”, salientou.

O optometrista é o profissional da área da saúde, não médico, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Este profissional é habilitado para fazer refração, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando auxílios ópticos compensatórios – sejam lentes para óculos ou lentes de contato, aplicação de prismas e filtros, sistemas tele lupas, diferente do oftalmologista que é o profissional capacitado para tratar as patologias.

A lei complementar número 219 de 26 de junho de 2019, está publicada na edição de hoje (27) do Diário Oficial do Município de Campinas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.