Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

15/6/2018 - Campinas - SP

Parlamento Jovem realiza última Reunião Plenária nesta sexta-feira




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O programa “Parlamento Jovem” da Câmara de Campinas realiza sua última Reunião Plenária, nesta sexta-feira (15) mas, antes do início da ordem do dia – quando os jovens vereadores votam os projetos da pauta – a reunião contará com uma Primeira Parte, que será uma palestra sobre a importância da transformação social no entorno da escola. 

A apresentação é uma iniciativa dos gestores e professores que integram o programa e será ministrada pelo diretor da EMEF Oziel Alves Pereira, Aziz Júlio Salles Ramos. 

Após isso, os jovens vereadores devem votar dez projetos, que entre outras coisas, focam a importância das escolas darem atenção às questões psicológicos dos alunos. Como por exemplo, o que cria espaços para o acolhimento de jovens que viveram em orfanatos e abrigos; que pede a formação de ‘Equipes de Ajuda’, para fazer recepção e integração com novos alunos e também o que propõe a realização de palestras que falem sobre o racismo, machismo, desigualdade social, homofobia e intolerância religiosa. 

Os projetos aprovados pelo parlamento jovem podem ser ‘adotados’ por vereadores, que devem protocolar as propostas para que elas possam seguir a tramitação oficial do Legislativo, podendo se tornar lei. 

Na próxima terça-feira (19) os jovens vereadores ainda devem vir à Câmara para a cerimônia oficial de encerramento que vai contar com a presença do presidente da Casa, Rafa Zimbaldi (PSB), dos vereadores padrinhos, que poderão discursar sobre a importância do projeto e como ele foi desenvolvido com seus apadrinhados, além do subsecretário de Relações Institucionais, responsável pela Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp), Reginaldo Moretti e da secretária de Educação, Solange Pelicer. 

Confira a pauta completa: 

PAUTA DA 4ª REUNIÃO PLENÁRIA, A SER REALIZADA NO DIA 15 DE JUNHO DE 2018, QUINTA-FEIRA. PRIMEIRA PARTE 

Orientações sobre aspectos do Poder Legislativo. 

PEQUENO EXPEDIENTE 

1 - Leitura dos projetos de lei, indicações e moções apresentados. 

2 - Debate sobre temas de interesse geral pelos jovens vereadores inscritos. 

ORDEM DO DIA

Item 1) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 28/18, do jovem vereador Gabriel Lucas Mendes Gomes, que cria espaços para acolhimento de jovens que viveram em orfanatos e abrigos. (EMEF João Alves dos Santos) 

Item 2) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 30/18, da jovem vereadora Ingrid Carla dos Santos Almeida, que permite a formação de Equipes de Ajuda nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Campinas. (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) 

Item 3) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 20/18, do jovem vereador Nicolas M. Rodrigues, que dispõe sobre o uso de métodos e práticas esportivas vinculado com a pedagogia nas escolas públicas municipais. (EMEF Profª Anália Ferraz da Costa Couto) 

Item 4) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 23/18, das jovens vereadoras Luana de Paula Pinheiro e Luara Íris Segatti Magno, que cria centros de convivência no município de Campinas. (EMEF Profª Clotilde Barraquet von Zuben)

Item 5) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 31/18, do jovem vereador Vinícius Soares Barbosa, que cria o programa Um Lugar Melhor, para divulgar os ecopontos nas escolas municipais de Campinas. (EMEF Padre Leão Vallerie) 

Item 6) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/18, da jovem vereadora Camylla K. Pereira, que cria o Programa de Preservação do Patrimônio Histórico de Campinas. (EMEF Padre Leão Vallerie) 

Item 7) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 29/18, do jovem vereador Vyctor Hugo Ynácio dos Santos, que dispõe sobre o oferecimento de café da manhã, almoço e jantar aos estudantes antes do início das aulas nas escolas municipais de Ensino Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino de Jovens e Adultos de Campinas. (EMEF Sylvia Simões Magro) 

Item 8) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 11/18, da jovem vereadora Alessandra da Chagas Teófilo Silva, que dispõe sobre a disciplina de Informática nas escolas municipais de Campinas. (EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres) 

Item 9) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 13/18, da jovem vereadora Débora Araújo, que cria uma base da Guarda Municipal na cidade de Campinas e dá outras providências. (EMEF Presidente Floriano Peixoto) 

Item 10) Discussão e votação do Projeto de Lei nº 32/18, da jovem vereadora Luara Íris Segatti Magno, que dispõe sobre a realização de palestras nas escolas sobre problemas 3 e questões sociais, como racismo, machismo, desigualdade social, homofobia e intolerância religiosa, entre outros. (EMEF Profª Clotilde Barraquet von Zuben) 

Item 11) Discussão e votação de moções. 

• Moção nº 6/18, do jovem vereador Lucas Theodoro de Campos, que protesta contra os vereadores da Câmara Municipal de Campinas que votaram contra a abertura da Comissão Especial de Investigação sobre os desvios de verba pública do Hospital Ouro Verde. (EMEF Maria Pavanatti Fávaro) 

• Moção nº 7/18, dos jovens vereadores Luan Augusto F. Silva e Matheus S. Dourado, que apoia o projeto bilíngue de educação para surdos da EMEF Júlio de Mesquita Filho. (EMEF Julio de Mesquita Filho e EMEF Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco) 

• Moção nº 9/18, das jovens vereadoras Luana de Paula Pinheiro e Luara Íris Segatti Magno, que apela aos órgãos responsáveis pela saúde e à Prefeitura para que seja estudado o motivo de atualmente não haver vagas nem recursos para a realização de ultrassons para gestantes e pessoas com problemas de saúde. 

• Moção nº 11/18, da jovem vereadora Ingrid Carla dos Santos Almeida, que apoia a ocupação do MST “Marielle Vive”, em uma fazenda no município de Valinhos. 

GRANDE EXPEDIENTE 

Oradores inscritos no Grande Expediente. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.