Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

5/8/2020 - Campinas - SP

Nota de pesar: presidência da Câmara lamenta morte do maestro Benito Juarez




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A presidência da Câmara Municipal de Campinas registra, em nome da instituição, o pesar pelo falecimento do maestro Benito Juarez, ocorrido na madrugada desta segunda-feira. Entre outras honrarias concedidas pela Câmara, o regente -  natural de Januária (MG) - recebeu em 1974 o título de Cidadão Campineiro. “Benito Juarez foi um prócere na arte e também na defesa da democracia. Não só comandou a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 25 anos como conduziu a orquestra em comício do movimento Diretas Já na Capital, nos idos de 1984, e em ato contra a ditadura no Centro de Convivência em Campinas. A cidade perde uma figura icônica, que marcou nossa história”, diz o vereador Marcos Bernardelli, presidente do Legislativo.

A prefeitura decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento de Juarez , que regeu a Sinfônica de 1975 a 2000 – período no qual foi um dos responsáveis pelo processo de profissionalização da instituição e por conquistar reconhecimento nacional e internacional à orquestra.  O músico também fundou o Departamento de Música e o Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bem como o Coral da USP (Coralusp), além de atuar como um dos idealizadores do curso de Música Popular Brasileira (MPB) na Unicamp.

Na Orquestra Sinfônica de Campinas, Juarez participou do processo de profissionalização e foi um dos responsáveis por levar o grupo ao reconhecimento nacional e internacional. Benito Juarez estava com 86 anos e deixa cinco filhos, bem como netos. Segundo familiares, ele estava em uma clínica de idosos em São Paulo quando morreu.  Ainda não foi informada a causa da morte do maestro, nem há informações sobre velório e enterro – que devem ocorrer com acesso limitado em virtude da pandemia de Covid19.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.