Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

16/7/2019 - Campinas - SP

No 245º aniversário de Campinas, 14 de julho, Câmara entrega Medalha Carlos Gomes




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal realiza às 20 horas deste domingo (14) reunião solene para entrega de Medalha Carlos Gomes. A honraria é entregue no Plenário sempre no dia do aniversário da cidade  (que completa 245 anos  neste domingo) a personalidades e entidades que se destacam no campo artístico. Durante a reunião solene, que é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, haverá apresentação de música lírica organizada pela Associação Brasileira de Artístas Líricos (ABAL)  - confira o programa ao fim deste texto.

 A honraria leva o nome de Antônio Carlos Gomes, nascido em Campinas em 1836, foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Compôs notáveis obras, como as óperas O Guarani e Progresso (atual hino de Campinas), além da canção Quem sabe?.  Patrono da cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Música, faleceu em Belém do Pará, em 1896. Os homenageados deste domingo serão laureados por proposição dos vereadores Campos Filho (DEM), Luiz Rossini (PV) e Vinícius Gratti (PSB).

Homenageada pelo vereador Campos Filho, a maestrina Vânia Pajares cursou Bacharelado em Regência e Piano na Unicamp, tendo feito Mestrado em Artes na mesma universidade. Atualmente é professora da Faculdade Belas Artes em São Paulo. Já foi indicada para o prêmio Carlos Gomes na categoria melhor pianista, e participou de diversos concertos interpretando obras do compositor campineiro.

De autoria de Luiz Rossini, recebe a homenagem Rubens Tenório Medina de Albuquerque,  que integra o coral lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Como convidado, colabora em realizações musicais da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos – ABAL Campinas. Destacou-se, durante sua carreira, como interprete de várias obras do compositor campineiro.

 Vinícius Gratti entrega a honraria o maestro Júlio Medaglia, formado em regência sinfônica na Alemanha, pela Universidade de Freiburg. É o maior propagador do compositor Carlos Gomes, levando a ópera “O Guarani” para os principais teatros da Europa. Da mesma autoria, recebe a homenagem o tenor Miguel Geraldo Santos Junior, vencedor do “V Concurso Carlos Gomes” de Campinas, do “II Consurso Aldo Baldin” de Florianópolis, e do “III Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão”. Sua carreira está diretamente ligada à obra de Carlos Gomes, com diversos trabalhos voltados para as obras do compositor.

 A solenidade está marcada para começar às 20h, no Plenário da Câmara, localizado na Av. Engenheiro Roberto Mange, 66 - Ponte Preta. Ela também é transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas, no canal 61.3 em UHF Digital, no canal 4 da NET, no canal 9 Vivo, no site, no Facebook da Câmara e ainda pelo canal da TV Câmara Campinas no YouTube.

 Confira o programa da parte artística da Solene:

 1.   Carlos Gomes – Lontana

Rubens Medina, tenor

 

2.   Carlos Gomes – La Piccola Mendicante

Vânia Pajares – mezzo-soprano

 

3.   Carlos Gomes – Aurora e Tramonto

Miguel Geraldi, tenor

 

4.   Carlos Gomes – Conselhos

Vânia Pajares – mezzo-soprano

 

5.   Carlos Gomes – Quem sabe?!

Marina Gabetta, soprano

 

6.   Va, codarda falange... Sol ch’io ti sfiori

Miguel Geraldi, tenor

 

7.   Carlos Gomes – Intenditi con Dio.... Ah, se tu sei fra gli angeli...

Rubens Medina, tenor

 

8.   Carlos Gomes – Pery? – Che brami... Sento una forza indomita (Il Guarany)

(Dueto) Marina Gabetta, soprano e Miguel Geraldi, tenor



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.