Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

27/3/2017 - Campinas - SP

Mostra de cinema italiano em Campinas deve movimentar R$ 500 mil, diz Prefeitura




Festival começa em 6 de abril e deve atrair 30 mil visitantes durante os oito dias de programação. Evento terá exibições, debates, palestras e gastronomia.

A Praça Carlos Gomes, em Campinas (Foto: Carlos Bassan / PMC)

 

A realização da 1ª Mostra de Cinema Italiano de Campinas (SP) deve movimentar R$ 500 mil na economia, segundo a Prefeitura. Com expectativa de receber 30 mil visitantes, o evento tem programação que vai de 6 a 13 de abril e inclui exibições gratuitas de 20 filmes contemporâneos e clássicos, além de debates sobre as obras, encontros com diretores e um evento gastronômico.

O projeto é realizado em parceria com o Ministério da Cultura da Itália e, segundo a administração municipal, o fluxo financeiro deve ser concentrado em bares, restaurantes, hotéis e shoppings.

Sabores acessíveis

Uma das apostas da mostra é o Cine Gourmet, com moldes do tradicional Chefs na Praça – evento de gastronomia na Praça Carlos Gomes que oferece pratos a preços acessíveis. O objetivo é “agregar um sabor diferente”, conta a diretora de Turismo em Campinas, Alexandra Caprioli.

“Muita gente não arrisca ir a um restaurante pela primeira vez, até mesmo pelos preços elevados. Esses eventos abertos nas praças servem como uma grande divulgação para os restaurantes locais, onde o visitante pode experimentar a culinária por um preço acessível”, explica Alexandra.


Um desafio foi lançado aos chefs: apresentar pratos que, de alguma forma, tenham ligação com o cinema italiano. Entre as possibilidades estão as de reproduzir receitas dos filmes, uso de ingredientes típicos da Terra da Bota ou pratos em homenagem a diretores e atores do país.

Hotelaria

A expectativa é de que o evento gastronômico tenha o maior público durante a mostra e concentre quase metade dos espectadores. A diretora de Turismo destaca, ainda, que, por ele ser realizado no sábado (9), vai gerar benefícios para a rede hoteleira do município - a maior quantidade de hóspedes é registrada durante a semana, por causa da realização de eventos corporativos.

Segundo a Prefeitura, 20% do público esperado para a mostra deve ser de outras cidades da região e, com isso, haverá alta no fluxo de pessoas que buscam por acomodações. Para isso, os estabelecimentos devem oferecer tarifas diferenciadas para os visitantes do evento.

 

Vantagens da cidade

O convênio com o Ministério da Cultura da Itália foi firmado em 2016 e, de acordo com a Secretaria de Cultura, a iniciativa de trazer a mostra ao Brasil é do governo local, responsável pelo custeio. A contrapartida esperada é a difusão de produções do cinema italiano, conhecido por obras clássicas.

 

“Eles [governo italiano] queriam que fosse tanto um momento para o público tomar conhecimento dessa produção, quanto um momento de discussão. E, para isso, eles queriam uma programação acadêmica, além da exibição de filmes. Então, nós engajamos quatro universidades, e todas elas terão programações durante a mostra com um viés acadêmico, além da exibição”, explica o titular da pasta, Ney Carrasco.

 

Ao todo, serão exibidos 20 trabalhos e as entradas são gratuitas.


Fonte: Portal G1 
Foto: Divulgação





Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.