Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

19/7/2018 - Campinas - SP

Mário Gatti registra aumento de 20% no PS infantil




da assessoria de imprensa 

Unidade só atende os casos mais graves desde terça-feira por conta de superlotação. Medida causa reflexos entre outras unidades de Campinas.

pós o anúncio da suspensão das internações pediátricas no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, na terça-feira (17), o pronto-socorro infantil do Hospital Municipal Doutor Mário Gatti, em Campinas (SP), registrou aumento de 20% de pacientes na manhã desta quarta (18). A Rede Mário Gatti, que administra, além da unidade, o Hospital Ouro Verde e as UBSs do município, informou que está com as "portas abertas" para a população e pediu a compreensão para eventual demora no atendimento por conta dos reflexos.

O Hospital Celso Pierro, da PUC-Campinas, também afirmou à EPTV, afiliada da TV Globo, que está com todos os leitos pediátricos lotados, mas considera o cenário normal para a época do ano e não identificou reflexos por conta da suspensão no HC da Unicamp.

Segundo comunicado do Hospital de Clínicas, a decisão foi necessária por motivos de segurança, já que a unidade está superlotada na urgência, na UTI Pediátrica e também na enfermaria. Apenas os pacientes com casos de muita gravidade estão sendo atendidos. O prazo para a normalização é de 72 horas.

O HC informou ainda que avisou a Central de Vagas do Estado (Cross), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e as prefeituras para não encaminhar pacientes até a normalização. Apesar disso, algumas demandas ainda "estão sendo avaliadas pela classificação de risco ou redirecionadas à rede".

 "Essa medida tem o objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos pacientes que já estão aqui.(...) Na região de Campinas nós temos a Unicamp, o Mário Gatti, o Ouro Verde com um número de leitos pequenos e uma abrangência de mais de 60 municípios na região para a gente atender. Tudo isso acaba superlotando o hospital de todas as maneiras", disse o responsável pela enfermaria pediátrica, Ricardo Mendes Pereira.

 

Cenário

De acordo com a instituição, a UTI Pediátrica tem capacidade para atender 10 pacientes, mas já mantém 14 crianças internadas com ventilação mecânica. A maioria dessas crianças está hospitalizada por bronquiolite, especialmente o vírus sincicial respiratório (VSR), mas há casos também de acidentes.

Já no PS Infantil são 12 leitos e todos estão ocupados, assim como a Enfermaria de Pediatria, que tem 36 leitos - alguns também com crianças em ventilação mecânica.

 

Reincidência

Em maio de 2017, o HC da Unicamp suspendeu os atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e o pronto-socorro infantil em virtude de superlotação. Segundo a instituição, o problema ocorreu por causa de demandas cirúrgicas e casos de bronquiolite.

Já em maio deste ano, os atendimentos de urgência e emergência também foram restringidos a "casos extremamente graves". Na ocasião, todas as internações e cirurgias eletivas também foram suspensas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.