Domingo, 5 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

29/1/2020 - Campinas - SP

Inscrições abertas para o Seminário Transtorno do Espectro Autista




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Escola do Legislativo de Campinas (Elecamp) está com inscrições abertas para o Seminário Transtorno do Espectro Autista (TEA): olhares, reflexões e vivências , que será realizado no dia 14 de fevereiro no plenário do Legislativo. O evento é gratuito e, para se inscrever, é necessário que o interessado – caso não tenha feito ainda – se cadastre na Elecamp (clique aqui para acionar a página de inscrição/link para cadastro).

Ao todo, serão seis palestras sobre o tema:

 9 às 10 horas: Introdução ao autismo, com Lucelmo Lacerda de Brito – Historiador, mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão, doutor em Educação pela PUC-SP e pós-doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com foco na inclusão da pessoa com TEA. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, a inclusão escolar e a mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em psicologia experimental e pesquisa aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro “Transtorno do espectro autista: uma brevíssima introdução” (Editora CRV).

  10 às 11 horas: Lei Brasileira de Inclusão e compliance inclusivo, com Flavia Luciana Guimarães Marçal Pantoja de Araujo – Especialista em Direito do Estado pela Universidade da Amazônia (Unama) e Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA), mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutora em Ciências Sociais pela UFPA. Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), professora formadora da Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), membro do Grupo de Trabalho do Estado do Pará para Políticas Voltadas à Pessoa com Autismo e do Grupo de Trabalho para Elaboração de Diretrizes da Educação Especial – CNE/MEC, coordenadora do Projeto TEA – Ufra/MEC e vice-coordenadora da Especialização em Autismo da Universidade Estadual do Pará (Uepa) e da Ufra. Pesquisa direitos humanos, inclusão social, educação inclusiva e políticas públicas, além de temas de direito público.

 11h às 12 horas: Um novo patamar de conscientização sobre o autismo, com Willian Chimura – Diagnosticado com síndrome de Asperger, mestre em Informática para Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), youtuber, programador e pesquisador da contribuição de aplicativos e jogos para a avaliação e a aprendizagem de crianças com TEA.

 12 às 12h55 – Intervalo

13 às 14 horas: Abordagem terapêutica do transtorno do espectro autista, com Raquel Guimarães Del Monde – Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Pediatria e treinamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista em Pediatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria. Diretora do Núcleo Conexão, grupo multidisciplinar de avaliação e intervenção em transtornos de aprendizagem, desenvolvimento e autismo. Mentora da Comunidade Reinventando a Educação.

  

14 às 14 horas: Inovação e contribuição social – Aplicativo “Rede Azul”, com Elaine Marucci – Mãe de três meninas, uma delas autista. Formada em Propaganda e Marketing e pós-graduanda em Mídias Sociais e Estratégia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com extensão em Gestão Pública na Fundação Getulio Vargas (FGV). Trabalha na Fundação Toyota do Brasil desde 2009, responsável por projetos de educação e desenvolvimento de pessoas, e tem 14 anos de experiência em responsabilidade social. É CEO do aplicativo Rede Azul, voltado para a comunidade autista no Brasil.

 14h30 às 15h40: Direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, com  Renata Flores Tibyriçá – Bacharel em Direito e especialista em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Defensora pública do estado de São Paulo, com experiência nas áreas de direitos das pessoas com deficiência, direitos das pessoas com TEA, direitos da criança e do adolescente e direito à educação. Coordenadora da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos. Organizadora do livro “Direitos das pessoas com autismo” (Editora Memnon).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.