Sábado, 20 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

11/12/2019 - Campinas - SP

Implantação de Serviço de Responsabilização e Reeducação




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão Permanente da Mulher da Câmara de Campinas, presidida pela vereadora Mariana Conti (PSOL), realizou nesta terça-feira (10/12) sua última reunião do ano. A temática que orientou o debate deste encontro foi a necessidade da implantação em Campinas de um Serviço de Responsabilização e Reeducação dos Autores de Violência.

Também foi o repassado os detalhes da reunião realizada com a juíza Teresa Cristina Cabral e a desembargadora Angélica Almeida, ambas da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário (Comesp).

O estabelecimento desta política pública está prevista na Lei Maria da Penha, como uma forma de romper com o ciclo de violência e tratá-la de maneira preventiva, responsabilizando os homens autores de violência, mas também trabalhando de maneira sistemática e pedagógica para que estes não reproduzam o mesmo comportamento em outras relações.

No Brasil ainda são poucas as cidades que oferecem este serviço. Porém pesquisas recentes mostram o quão positivo este pode ser, com uma diminuição significativa dos índices de reincidência.

“A violência contra a mulher é um problema complexo que precisa ser tratado em todas as suas dimensões. A experiência que a reunião com o Comesp nos trouxe mostra uma possibilidade interessante: a articulação com o Judiciário. A criação destes grupos de reeducação à partir de condenações por meio da Lei Maria da Penha que é utilizado em Santo André é um caminho que podemos adotar. Vale ressaltar que não se trata de Justiça Restaurativa ou abrandamento de pena, mas sim um formato alternativo de responsabilização”, disse a vereadora.

A Comissão da Mulher da Câmara de Campinas irá procurar o juiz responsável pela recém instaurada Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar, assim como a Secretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela rede de atendimento à mulher em situação de violência para dar prosseguimento na necessária instalação deste serviço em nossa cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.