Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

25/8/2016 - Campinas - SP

Estudantes da Unicamp constroem aviões para a Competição SAE Brasil AeroDesign




da assessoria de imprensa 

A equipe Urubus AeroDesign, formada por estudantes da Unicamp, irá participar da 18ª edição da Competição SAE Brasil AeroDesign. O torneio anual de aviões radiocontrolados construídos por estudantes ocorrerá entre os dias 3 e 6 de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos, SP. Com o objetivo de ampliar o interesse e o aprendizado da engenharia aeronáutica de forma multidisciplinar e coletiva, propiciando a aplicação de técnicas em um caso real de desenvolvimento de projeto, a Competição SAE Brasil AeroDesign é organizada pela seção brasileira da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – SAE Brasil, e contará com a participação de 88 equipes representando 71 instituições de ensino nacionais, além de mais sete equipes estrangeiras ligadas a universidades do México, Venezuela e Polônia. 

Com o regulamento sendo divulgado no começo de cada ano, as equipes participantes tem cerca de nove meses para desenvolver o projeto. "No começo de janeiro fazemos o brainstorming com o que devemos fazer devido às restrições do regulamento, o que podemos fazer para melhorar, mudar e inovar. Em julho nós entregamos um relatório de projeto com tudo sobre o avião, como as plantas e informações sobre desempenho, cargas e estrutura", explica Carolina Naemi, estudante do segundo ano de engenharia mecânica e membro da equipe Urubus. Ao longo de 2016 os estudantes envolvidos ficaram várias horas por dia fora do período de aulas na oficina dedicados ao planejamento do projeto, aperfeiçoamento e fabricação dos aviões protótipos, que devem ser submetidos à prova de voo e apresentados durante a competição. O tempo dedicado ao trabalho na equipe Urubus Aerodesign é uma possibilidade dos estudantes aplicarem na prática os conhecimentos que aprendem na sala de aula, além de desenvolverem novos métodos e soluções para os novos projetos de um ano para o outro.

Nesta edição a equipe da Unicamp irá participar com dois projetos em categorias distintas, seguindo na já tradicional Classe Regular, onde os aviões experimentais devem ser monomotores à combustão com dimensões que caibam no espaço de um cone com base de 2,5 metros de diâmetro e altura de 75 centímetros. A novidade deste ano ficou pela iniciativa da Urubus em voltar a participar da Classe Micro, na qual os protótipos devem ser desmontáveis para poder caber dentro de uma caixa de volume de 0,1 m³ e sem restrição ao número de motores elétricos, além de ter pontuação extra quando for possível realizar lançamento da carga durante o voo. Os primeiros e segundos colocados de cada categoria serão classificados para a SAE Aerodesign East Competition, que será realizada no começo de 2017 nos Estados Unidos.

Fundada em 1999 por estudantes da engenharia mecânica, a equipe Urubus AeroDesign recebe apoio da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp e da direção da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), além de contar com o apoio de patrocinadores que costumam colaborar com materiais e auxílio de serviços para a construção dos aviões. Atualmente formada por 28 membros e sob orientação do professor William Roberto Wolf, do Departamento de Energia da FEM, a equipe Urubus é um dos projetos extracurriculares mais antigos da engenharia mecânica, e recentemente passou a contar com a presença de alunos dos cursos de engenharia de controle e automação, engenharia elétrica e da física. 

Nas ultimas edições da Competição SAE Brasil de Aerodesign a equipe da Unicamp sempre ficou entre as primeiras colocadas na classe Regular, conquistando o primeiro lugar em 2014 e o segundo em 2013. Os estudantes da equipe Urubus AeroDesign representarem o Brasil nas competições internacionais SAE Aerodesign East Competition de 2014 em Atlanta e 2015 em Orlando, EUA. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.