Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

10/9/2019 - Campinas - SP

Elecamp promove ciclo de palestras sobre suicídio dentro da programação




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Elecamp, a Escola do Legislativo de Campinas, realiza nesta terça-feira (10/09), a partir das 13h20, o primeiro ciclo de palestras, dentro da programação oficial do Setembro Amarelo, mês destinado à campanha de prevenção ao suicídio. Batizado de “Voz à Dor – o sofrimento humano e suas implicações”, o evento contará com diversos profissionais ligados à psicologia e à saúde mental.

O vereador Campos Filho (DEM) deu destaque ao assunto em sua fala na tribuna do Plenário da Câmara, durante a reunião ordinária da última quarta-feira. “Nós temos hoje no Brasil uma média de um suicídio a cada 45 minutos. Nunca os jovens e os adolescentes se mataram tanto. Talvez por falta de perspectiva; talvez por falta de emprego. O fato é que os números são alarmantes. Por isso, é necessário fazer um trabalho de conscientização”, alertou o parlamentar.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

O Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2 suicídios por cem mil habitantes, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.

No mundo, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos e a sétima causa de morte de crianças entre 10 e 14 anos de idade. A OMS também afirma que o suicídio tem prevenção em 90% por cento dos casos.

O ciclo de palestras é aberto ao público e está marcado para o Plenário da Câmara, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta.

Confira a Programação completa do Ciclo de Palestas “Voz à Dor”

13h20 às 13h50 - Recepção e credenciamento

13h50 às 14h - Abertura

Palestra 1

14h às 14h30

Tema: Caracterização do sofrimento humano e da dor

Palestrante: Katty da Silva Parise

Psicóloga do Instituto Nefrológico de Campinas e do Instituto Nefrológico de Paulínia, com atuação em clínica e extensão acadêmica em Comportamento Suicida pela Universidade Estadual de Campinas.

Palestra 2

14h30 às 15h

Tema: Transtorno Mental – Depressão uma dor invisível

Palestrante: Victória Rocha

Psicóloga clínica e escolar, com extensão acadêmica em Comportamento Suicida pela Universidade Estadual de Campinas, Coaching e Inteligência Emocional pela Universidade da Europa e Saúde Mental Infantil pelo Hospital Dona Estefânia de Portugal.

Palestra 3

15h às 15h30

Tema: Saúde Mental nas Organizações

Palestrante: Paula Loureiro

Psicóloga organizacional e clínica com ênfase na abordagem comportamental. Tem experiência nas áreas de recursos humanos, gestão de pessoas e avaliação e orientação profissionais.

Painel

15h30 às 16h30

Tema: O comportamento humano diante do sofrimento do outro e intervenções psicoterápicas

Palestrantes: Beatriz Quirino e Brunna Sarmento

Beatriz é psicóloga clínica com experiência em Análise do Comportamento – ABA e em psicologia organizacional e escolar. Atua no Grupo ABAcadabra de Intervenção Comportamental e Materiais para Terapia ABA.

Brunna é psicóloga clínica comportamental cognitiva, com experiência em instrução de negociação para policiais militares e sargentos do Exército Brasileiro (São Paulo), em arteterapia e em psico-oncologia no Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas.

Palestra 4

16h30 às 17h

Tema: O que é o CVV (Centro de Valorização da Vida), e qual o seu papel?

Palestrante: Nelson Alves Pego

Funcionário público aposentado e voluntário do CVV.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.