Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

21/11/2019 - Campinas - SP

Dia da Consciência Negra: Câmara entrega Diploma de Mérito




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas irá entregar neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares a quinze personalidades que contribuem com a valorização da Comunidade Negra e da Cultura Afrobrasileira. Neste ano, pela primeira vez na história de mais de dois séculos do Legislativo, a honraria será entregue em praça pública, mais especificamente em pelo no Largo do Rosário, em meio às comemorações promovidas na cidade por conta da data (leia mais abaixo).

“Este ano fizemos um acordo com o Executivo de realizar a entrega desse importante reconhecimento em praça pública, para dar mais visibilidade à homenagem e para que ela se integre às comemorações da cidade no Dia da Consciência Negra”, diz o vereador Carlão do PT, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Câmara. Vale lembrar que, com a homenagem externa, o prédio do Legislativo estará fechado na quarta e volta a abrir normalmente na quinta, dia 21.

Os diplomas Zumbi dos Palmares serão entregues por iniciativa de sua Mesa Diretora e dos vereadores Ailton da Farmácia (PSD), Carlão do PT, Edison Ribeiro (PSL), Gustavo Petta (PddoB), Luiz Rossini (PV), Mariana Conti (PSOL), Pedro Tourinho (PT) e Permínio Monteiro (PV). O diploma leva o nome de “Zumbi dos Palmares” em referência àquele que é considerado um dos pioneiros na resistência contra a escravidão durante o Brasil colonial e um dos líderes do Quilombo dos Palmares. A entrega, anual, é realizada sempre no dia 20 de novembro justamente por ser Dia da Consciência Negra e aniversário de morte de Zumbi.

Cibele Cristiane Rodrigues, que recebe a honraria por indicação da Mesa Diretora,  é profissional de arte-educação há 16 anos, atuando na coordenação, articulação e ensino das artes urbanas, da cultura hip hop (com ênfase no Grafiti) e da cultura popular. Da mesma autoria recebe a homenagem Rodney Germano da Conceição, que comanda o grupo de samba “Família Djavan” (devido à sua semelhança com o cantor), pela qual realizou inúmeras apresentações na cidade, defendendo as questões raciais em suas letras autorais. O homenageado também ensina artes marciais de forma gratuita para jovens e adultos.

Por proposição do vereador Ailton da Farmácia, o homenageado é Elpidio Pereira dos Santos. Nascido na cidade de Panamá (GO), o homenageado chegou a Campinas aos 17 anos de idade. Em 1967 assumiu a chefia de oficina da Rápido Luxo Campinas, até se desligar para montar sua própria oficina, na qual atualmente trabalha. Além disso, é proprietário de um comércio de peças usadas. 

 Por iniciativa do vereador Carlão do PT, o homenageado José Grimaldo Coelho faz parte da diretoria da Associação dos Eternos Patrulheiros. É também funcionário do sistema público prisional, lecionando um curso de arbitragem para profissionalização dos reeducandos, e, desde 2015, está envolvido com a comunidade negra de Campinas, no combate ao racismo e intolerância religiosa.

 Do mesmo vereador recebe o diploma Mônica Aparecida Queiróz. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela mesma universidade, a homenageada é professora de educação infantil pela Secretaria Municipal de Educação, coordenadora do Programa Memória Identidade na Promoção da Igualdade na Diversidade - MIPID e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de campinas

Por iniciativa do vereador Edison Ribeiro, Daniela dos Santos Caetano recebe a honraria. Ela é formada em Letras pela Unesp e mestranda pela Unicamp, trabalha como professora adjunta de língua portuguesa na Secretaria Municipal de Educação de Campinas e professora no curso de extensão universitária da Unicamp. Participou do Coletivo Negro com Práticas Pedagógicas em Africanidades – CONEPPA entre 2015 -2019. O mesmo vereador entrega a homenagem a Tiago de Camargo,  mestre de capoeira “Formiga” e criador do “IBECA – Instituto Brasileiro de Esporte, Cultura e Arte”, projeto que conta com mais de 45 professores espalhados por 7 países diferentes.

 Por obra do vereador Gustavo Petta, recebe a honraria Rosangela Marcelo de Souza. Natural de Gongogi (BA), Rosangela chegou a Campinas no ano de 1989, consolidou moradia na região do Campo Grande e ajudou na fundação do “Núcleo Residencial Satélite Íris I”. É formada em pedagogia, agente de saúde e durante sua vida desenvolveu diversos trabalho para região que reside.  

 Já o vereador Luiz Rossini assina a homenagem a Clebson Ribeiro da Silva, mestre de capoeira que desenvolve trabalho social e educativo junto a diferentes comunidades, tendo como premissa a manutenção da tradição e a cultura da capoeira. O mesmo vereador homenageia  Rildo Carlos Prazeres dos Santos, também mestre de capoeira e que, no Grupo de Capoeira Pelourinho, deu início ao trabalho social com capoeira na Comunidade São Francisco de Assis.

 A vereadora Mariana Conti homenageia Angela Maria Aparecida de Oliveira, formada Pedagogia pela PUC – Campinas e pós-graduanda em Psicopedagogia pela Faculdade Anhanguera. Desde 2016 é Conselheira Tutelar da região nordeste, e faz parte do FECONEZU – Festival Comunitário Negro Zumbi, do CONEPPA – Coletivo Negro de Práticas Pedagógicas em Africanidades e do Fórum Nacional de Mulheres do Hip Hop.

 Por ação também da vereadora recebe a honraria Tayná Victória de Lima Mesquita, formada em Ciências Sociais pela Unicamp e mestranda em Educação pela mesma universidade. É Agente de Educação Infantil da rede municipal de Campinas, participa do Projeto Educativo de Integração Social – PEIS, da Unicamp, e é autora do livro “Exclusão Escolar Racializada – implicações do racismo na trajetória de educandos da EJA”.

 De autoria do vereador Pedro Tourinho, recebe a homenagem Carlos Gustavo José Pinto. Formado em Contabilidade pela PUC – Campinas, o homenageado já participou de diversos grupos de raps, é considerado DJ referência em Campinas, e desenvolveu na cidade um projeto de bailes de black music chamado “Som Black – A Central da Black Music”.

 Tourinho também entrega a honraria a Vita Maria Pereira, membro de honra da Associação Família Martin Luther King, atuou voluntariamente nas edições do fórum de Hip Hop, em Campinas, e colaboradora voluntária do projeto de exposição “Memórias Históricas do Hip Hop Interior 019”.

 Por fim, por iniciativa do vereador Permínio Monteiro, Lucimara Ferreira de Sousa recebe o diploma. A homenageada é bacharel em direito e pós-graduada em direitos humanos pela instituição Damásio Educacional. Trabalhou na secretaria da Comissão de Igualdade Racial da OAB-Campinas, foi conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), e é dirigente da pasta de emprego e renda da Unegro  em Campinas.

 A solenidade de entrega do Diploma Zumbi dos Palmares será realizada no dia 20 de novembro de 2019, às 16 horas, na Praça Visconde de Indaiatuba (Largo do Rosário), situada na Avenida Francisco Glicério, s/nº – Centro .

 Dia da Consciência terá diversas atividades e show da banda Olodum

 Tradicionalmente, Campinas celebra o Dia da Consciência Negra com a Marcha Zumbi dos Palmares, e neste ano não será diferente: o movimento sai da Estação Cultura, às 10 horas, rumo ao Largo do Rosário.  A partir das 11 horas, uma mostra de trabalhos étnicos-raciais das escolas municipais de Campinas, Feira Cultural Gastronômica Afro-brasileira, será aberta também no Largo.

 ÀS 12h30 sobe ao palco no mesmo local o grupo da Serrinha, criado em 1988 no bairro do São Bernardo e que já tocou com grandes nomes do samba nacional. Logo em seguida, a Reggae Spirit, primeira banda de Reggae de Campinas e região, com mais de 30 anos de estrada anima a plateia. A programação musical continua com DJ Pagú & MC Jenny Zion.

 Às 16 horas haverá a entrega do Diploma de Mérito Zumbi dos Palmares e, para encerrar atividades dos Dia da Consciência Negra, às 17 horas a população poderá assistir gratuitamente o show da banda baiana Olodum, o famoso bloco-afro do carnaval da cidade de Salvador criado em 1979. Criado no Pelourinho, o grupo desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.