Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/10/2018 - Campinas - SP

Comissão dos Idosos debate programa que previne doenças com terapias não-convencionais




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Comissão Permanente dos Idosos, Aposentados e Pensionistas recebeu nesta segunda-feira (8) o coordenador da Saúde Integrativa da Secretaria Municipal de Campinas, Willian Hyppólito Ferreira. O programa criado em 2001 tem o objetivo de tratar e prevenir doenças crônicas com terapias não-convencionais, como acupuntura, auriculoterapia, homeopatia, fitoterapia, meditação, dança e tai chi chuan.

“Saúde é o corpo estar em equilíbrio, bem e feliz, apesar de ter alguma doença”, diz Hyppólito. Os tratamentos do programa são aplicados em algumas Unidades Básicas de Saúde do município e, apesar de bem aceitos, ainda são pouco conhecidos. Como resultado mais palpável do programa, afirma o coordenador, tem-se a redução significativa do uso de anti inflamatórios na cidade. Ele acrescenta que para cada tipo de doença existe a indicação de uma terapia específica.

Para o quinquênio 2017-2021 está previsto uma oferta maior dos serviços, que estão explicados no site da prefeitura de Campinas. Outra novidade é o retorno da “Botica da Família”, programa de fitoterapia que teve que ser interrompido, mas que retornará em breve. “Perdemos o prédio que abrigava a Botica, mas a Secretaria de Saúde e a Unicamp estão fazendo um acordo para a universidade abrigar o programa”, revela Hyppólito. Os medicamentos fitoterápicos não têm tantos efeitos colaterais como os alopáticos. 

Finalizando, Hyppólito salienta que cada indivíduo tem que se responsabilizar pelo própria saúde. “É preciso fazer isso inclusive buscando se alimentar corretamente, praticar exercícios e o equilíbrio emocional, e não apenas delegar para os profissionais da saúde”, prega. O vereador Rubens Gás (PSC), presidente da comissão, endossa este discurso referindo-se à terceiridade. “Depende do próprio idoso ter a consciência de que precisa procurar um tratamento adequado e se dedicar a ele”, enfatiza. Também esteve presente na reunião o vereador Ailton da Farmácia (PSD), membro da comissão.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.