Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

15/2/2019 - Campinas - SP

Comissão das Pessoas com deficiência abre o biênio debatendo ações para inclusão




da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Mairinque

A Comissão das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, presidida pelo vereador Jorge da Farmácia (PSDB), recebeu nesta terça-feira (12) representantes de diversas entidades da região para conhecer e debater as projeções da secretaria municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos para o ano de 2019. 

Jorge assumiu a presidência da comissão pela terceira vez consecutiva e abriu o encontro reforçando o seu compromisso de fazer da comissão um espaço para promover políticas públicas e divulgar novas ideais que possam garantir mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. "Me sinto honrado em mais uma vez representar essa comissão que tem a missão de tornar a nossa sociedade mais inclusiva", afirma. 

O encontro contou com a presença do diretor de Gestão de Políticas para Pessoas com Deficiência da pasta, Paulo Guimarães, expôs o trabalho realizado pela secretaria nos últimos três anos, sobretudo no que diz respeito ao amparo e orientação das pessoas com deficiência, focando sempre na inclusão destas à sociedade. 

“Nosso trabalho hoje é focado em tirar dúvidas e dar o encaminhamento para o órgão ou entidade responsável. Se uma mãe chega com dúvidas sobre a inserção de seu filho na escola, encaminhamos para a educação, por exemplo. Destaco que hoje o trabalho é cada vez mais humanizado e estudamos caso a caso para verificar as necessidades de cada pessoas com deficiência, e para cada política pública há um encaminhamento”, explicou o diretor. 

Um dos pontos de maior debate entre o representante do Executivo e das entidades presentes foi a dificuldade de inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) nas empresas da região, apesar da legislação favorável vigente na cidade. Guimarães explicou que essa é uma das prioridades do ano de 2019, mas que o desafio não passa apenas pela qualificação e cadastramentos dos PcDs, mas também pela adequação e boa vontade das empresas. 

“As empresas precisam garantir não só a vaga, mas que o ambiente esteja preparado para receber aquele PcD, para que ele se sinta parte daquele ambiente. A sensibilização das equipes é muito importante, porque tendemos a rechaçar aquilo que não conhecemos, achamos que não vamos saber lidar com aquela pessoa. Muito mais do que adaptar o ambiente, precisamos quebrar as barreiras comportamentais”, finalizou o Diretor. 

Além do presidente da Comissão, estiveram presentes à reunião os vereadores Paulo Haddad (PPS) e Jota Silva (PSB).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.