Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

9/1/2018 - Campinas - SP

Campinas inicia mapeamento emissão de gases de efeito estufa na RMC




da assessoria de imprensa

Inventário deverá apontar a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na região e quais os setores mais poluentes. Trabalho será realizado durante o ano de 2018 e custará R$ 420 mil.

A Prefeitura de Campinas (SP) assinou nesta segunda-feira (8) uma ordem de serviço para a realização de um inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) que abrange os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O investimento de R$ 420 mil virá do Fundo de Meio Ambiente de Campinas (Proamb) e o trabalho será realizado durante o ano de 2018.

O inventário deverá apontar a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na região e quais os setores mais poluentes. De acordo com a Prefeitura, de posse dos dados será possível propor ações para minimizar os efeitos nocivos e melhorar a qualidade do meio ambiente.

"O inventário é específico de efeito estufa, porque esses gases interferem na qualidade do ar. É uma preocupação mundial. Estamos dando um grande passo, porque teremos parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas em meio ambiente”, disse o prefeito Jonas Donizette (PSB).

Uma das justificativas apontadas para o trabalho é de que a RMC já apresenta consequências que podem ser decorrentes das mudanças climáticas, como a microexplosão e a crise hídrica dos últimos anos.

“Teremos 20 técnicos, de cada prefeitura da região, levantando as informações necessárias para saber quanto de CO2, que é o principal gás do efeito estufa, está sendo emitido pelo transporte, pelos resíduos, pelo esgoto, pelas atividades industriais e residenciais. Vamos saber quanto é emitido e em quais setores. Na questão da mudança climática, temos que pensar de forma global, porém agir localmente”, disse o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes (PV).

Durante o anúncio, a Prefeitura de Campinas destacou que o uso de dez ônibus elétricos na frota municipal reduz as emissões em 50 toneladas de gás carbônico ao ano. E que deve atingir em março deste ano o número de um milhão de mudas de árvores plantadas desde 2013. A projeção é que as árvores vão conseguir, durante a fase de crescimento (cerca de 20 anos), sequestrar 140 mil toneladas de gás carbônico do ar.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.