Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

1/11/2018 - Campinas - SP

Câmara aprova diploma para homenagear chefs e setor gastronômico de Campinas




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A fim de homenagear a classe dos chefs de cozinha e todo o setor gastronômico (uma das áreas que mais crescem na cidade), a Câmara de Campinas aprovou na noite desta quarta (31) um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz Rossini (PV) que cria o Diploma de Mérito Gastronômico.  A honraria será concedida a pessoas ou entidades que tenham se destacado por suas contribuições para o desenvolvimento da gastronomia no âmbito do município.

De acordo com a propositura, a honraria será entregue aos agraciados anualmente  em reunião solene marcada, preferencialmente, no dia 10 de maio, data em que se comemora o Dia do Cozinheiro e o Dia do Gastrônomo. O diploma poderá ser outorgado ainda a título de homenagem póstuma para representante da família.

“A gastronomia tem sido um fator importante de difusão de hábitos e tradições culturais associados à alimentação. É um ramo da economia que tem impulsionado e dado sustentação ao turismo local, gerado trabalho e renda e oferecido a possibilidade das pessoas e famílias se encontrarem em eventos gastronômicos. Os profissionais da gastronomia têm contribuído, com relevância, no desenvolvimento dessa atividade em nosso município, por isso a concessão de uma honraria especial é uma forma de reconhecimento e estímulo”, descreve Rossini no texto da justificativa do projeto.

Além de chefs e cozinheiros, a proposta pretende valorizar todos os profissionais que atuam no ramo, pois a gastronomia abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, como um sommelier, um produtor de eventos ligados à área, uma escola de cursos de culinária, um restauranter entre outros.

Nos últimos anos, Campinas tem ganhado destaque nessa área. Vários eventos, como o Chefs na Praça, o Festival Gastronômico de Campinas, o Festival de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio e os Festivais de Food Truck levam diversão e alegria para milhares de famílias de Campinas.

Polo Gastronômico

Nesse mesmo setor, Rossini é autor da lei que cria o Polo Gastronômico, Cultural e Turístico na região compreendida pelos bairros Guanabara, Botafogo, Castelo e Jardim Chapadão. A proposta tem o objetivo de potencializar o viés cultural e turístico de Campinas, principalmente nesta área da cidade, em razão da variada oferta de bares e restaurantes, praças e bosques, além de ruas calmas e bom fluxo de veículos.

O Polo Gastronômico, além de promover o desenvolvimento econômico e turístico, deve gerar emprego e renda e receber infraestrutura do poder público no sentido de garantir a manutenção do patrimônio, entre outras atividades.

Honrarias

Com a honraria aprovada hoje, a Câmara passa a ter 34 diferentes tipos de honrarias (sendo que a Casa pode ter um máximo de 36 em vigor). Porém, é preciso ressaltar que os parlamentares podem conceder no máximo 12 honrarias por ano -  além de um título de Cidadão Campineiro ou Cidadão Emérito – ou seja, eles optam pelos diferentes tipos existentes quando querem homenagear alguém, levando-se em consideração a qual delas os méritos da pessoa se adéquam.

Reconhecer publicamente pessoas ou entidades que contribuíram com a cidade por meio de seus trabalhos ou ações é uma obrigação da Câmara Municipal e uma das atribuições legais dos vereadores. Este reconhecimento público enleva o nome das pessoas que o recebem e que, em algum momento ou a todo momento de suas vidas, fizeram o mesmo pelo nome da cidade com seus atos. Trata-se, portanto, de justa homenagem.

Os diplomas entregues aos homenageados são impressos na própria Casa quando são confirmadas as datas de entrega, sem nenhum outro tipo de ônus ou investimento, e não representam nenhum tipo de impacto relevante no orçamento da Câmara de Campinas (todas as despesas da Câmara podem ser verificadas no portal da Transparência do Legislativo - http://www.campinas.sp.leg.br/portal-transparencia).

Dependendo do homenageado, a entrega pode ocorrer em reunião Solene dentro ou fora da Câmara, que não paga por nenhum tipo de recepção ou festa para os homenageados. Quando eles decidem fazer isso, o fazem com recursos próprios.  

Confira abaixo a votação desta 67ª reunião ordinária de 2018 

1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 213/18, Processo nº 228.228, de autoria do senhor Fernando Mendes, que “concede Diploma de Mérito Mulher Virtuosa ‘Elizabeth Lins Reinaux Cordeiro’ a Maria Lúcia Camilo”.  A homenageada é fundadora do grupo “Mulheres Negras Surpreendentes”, que realiza palestras e eventos voltados a mulheres negras. É também fundadora do grupo “Kadmiel”, coral gospel de jovens negros de Campinas e coordenadora de um trabalho social em homenagem a coletores de lixo. 

2) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 217/18, Processo nº 228.259, de autoria do senhor Gilberto Vermelho, que “concede o Título de Cidadã Campineira à Sra. Rosa Maria Di Santo Yamada”. Nascida em Taquaritinga, São Paulo, a homenageada mudou-se para Campinas em 1997 e é mantenedora do colégio Pedro e Rafael. 

3) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 214/18, Processo nº 228.229, de autoria do senhor Rodrigo da Farmadic, que “concede Título de Cidadã Campineira a Sandra Regina Magalhães Campos Nemer Elias”. Nascida em Jundiaí, São Paulo, a homenageada é formada em medicina pela PUC – Campinas, é especialista em endoscopia digestiva e trabalhou como endoscopista na Rede Mário Gatti, Hospital Irmãos Penteado e Hospital Celso Pierro. 

4)  APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 215/18, Processo nº 228.230, de autoria do senhor Permínio Monteiro, que “concede Título de Cidadão Campineiro a Maurício César Carvalho Defina”. O homenageado nasceu na cidade de São Paulo, cursou medicina na Unicamp, especializou-se em oftalmologia e trabalhou na maternidade de Campinas. 

5) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 251/18, Processo nº 227.915, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que “denomina Praça Olga Trentin Mafuz uma praça pública do município de Campinas”. Será denominada a praça 04, com área de 90,00 m², do loteamento Jardim Magnólia, que fica entre a rua Professora Arlete Therezinha Pizão (rua 02) e a rua Aldo Cardarelli (rua 07).

6)  APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Resolução nº 7/16, Processo nº 222.348, de autoria do senhor Luiz Rossini, que “acrescenta o inciso XXXV ao art. 2º e o art. 15-U à Resolução nº 717, de 16 de dezembro de 1999, que ‘dispõe sobre a concessão de honrarias pela Câmara Municipal de Campinas e dá outras providências’”. O projeto tem por objetivo criar o Diploma de Mérito Gastronômico, que será concedido a pessoas ou entidades que tenham se destacado por suas contribuições para o desenvolvimento da gastronomia no município.

7) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo 223/2018, de autoria da Mesa da Câmara,  que concede medalha CÔNEGO MILTON SANTANA"  à irmã Helene Gatien.

8) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 164/18, Processo nº 227.456, de autoria do senhor Luiz Rossini, que “concede Diploma ‘Noel Rosa’ a Francisco Perissinot (Chiquinho do Pandeiro)”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. Sempre com um pandeiro debaixo do braço e um repertório recheado de clássicos do samba, chorinho ou MPB, Chiquinho toca desde 1979. De 1983 a 2011, tocou com o grupo “Bons Tempos” e foi integrante do grupo “Choro Bandido” e do trio “Caros Amigos” 

9) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 181/18, Processo nº 227.837, de autoria do senhor Vinicius Gratti, que “concede Diploma ‘Noel Rosa’ ao grupo Pagode da Vó Tiana”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. O grupo homenageado é um projeto de samba que surgiu em 2014 na Vila Teixeira, por ele passaram importantes sambistas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.