Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

21/8/2020 - Campinas - SP

Câmara aprova criação da semana Quebrando o Silêncio, contra a violência doméstica




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Os vereadores de Campinas aprovaram em turno único, durante as reuniões extraordinárias realizadas nesta quinta-feira, Projeto de Lei do vereador Luiz Cirilo (PSDB) que institui no Calendário Oficial do Município a semana “Quebrando o Silêncio”, voltada ao combate à violência doméstica. O projeto, que segue para sanção do prefeito para se tornar lei, propõe que a data seja efetivada anualmente na semana que antecede o quarto sábado do mês de agosto.

“O código penal já prevê as punições para casos de agressões. Cabe a população ativar o alarme para identificar e denunciar esses abusos contra as mulheres, os idosos e principalmente contra as crianças, sendo certo que essas últimas vítimas são crédulas e indefesas. Esses abusos partem muitas vezes de pessoas do próprio seio familiar, dificultando assim a denúncia por medo Esse projeto ajuda a incentivar essas denúncias já que esclarece na identificação, tanto para vítima quanto para um familiar próximo, sobre o que pode ser considerado abuso ou agressão”, destaca Cirilo.

De acordo com a proposta, na Semana Quebrando o Silêncio serão promovidas e incentivadas em Campinas ações que conscientizem e eduquem a população não só sobre o que pode ser considerado violência sexual e doméstica, mas também promova uma oportunidade de abertura no qual as vítimas se sintam mais acolhidas para fazer denúncias de abusos sofridos em casa. “A ideia é que nesta semana sejam realizadas atividades, debates e eventos, físicos e online, para discutir violência sexual e doméstica contra mulheres, idosos e crianças”, reitera o parlamentar, acrescentando que aA ideia do projeto partiu da Escola e da Igreja Adventista de Campinas.

Correção de lei

Também foi aprovado nesta manhã, em 1ª e 2ª discussão outro projeto de Cirilo - que anula uma lei vigente (640/1951) com objetivo de corrigir uma situação que se perpetua há quase sete décadas.  “A lei estipulava que a Rua Boaventura do Amaral seria alargada entre a avenida dr. Moraes Sales e a rua Proença. Contudo, este alargamento até hoje não ocorreu, mas consta nos documentos referentes às medidas dos imóveis, prejudicando negociações destes e causando insegurança jurídica a seus moradores”, explica o autor.

Já o projeto de lei do vereador Carmo Luiz (PSC) que propõe a criação do Programa de Monitoramento Remoto para as pessoas diagnosticadas com o Covid19 foi retirado a pedido do autor, para ajustes. Confira a seguir a íntegra das votações ocorridas nas reuniões de número 226 a 238:

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 226ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, ÀS 9H30, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA. 

1) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 33/20, Processo nº 232.746, de autoria do Prefeito Municipal, que "dispõe sobre a alienação de vielas de passagem de pedestres, caminhos de servidão, áreas de sistema viário e remanescentes de desapropriações".  Segundo o autor, o projeto origina-se de um estudo técnico das Secretarias de Administração, Assuntos Jurídicos, Finanças, Infraestrutura, Planejamento de Urbanismo e Serviços Públicos; e tem como objetivo reformular os trâmites dos processos de vendas de áreas públicas – como  vielas de passagem de pedestres, caminhos de servidão, áreas de sistema viário e remanescentes de desapropriações – para torná-los rápidos e efetivos.

 PAUTA DOS TRABALHOS DA 227ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 226ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA. 

1) APROVADO. 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 33/20, Processo nº 232.746, de autoria do Prefeito Municipal, que "dispõe sobre a alienação de vielas de passagem de pedestres, caminhos de servidão, áreas de sistema viário e remanescentes de desapropriações". Segundo o autor, o projeto origina-se de um estudo técnico das Secretarias de Administração, Assuntos Jurídicos, Finanças, Infraestrutura, Planejamento de Urbanismo e Serviços Públicos; e tem como objetivo reformular os trâmites dos processos de vendas de áreas públicas – como  vielas de passagem de pedestres, caminhos de servidão, áreas de sistema viário e remanescentes de desapropriações – para torná-los rápidos e efetivos.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 228ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 227ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA. 

1) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 38/20, Processo nº 232.751, de autoria do Prefeito Municipal, que "transfere área pública da classe de bens dominicais para a classe de bens de uso especial e revoga a Lei nº 14.402, de 21 de setembro de 2012".  O projeto tem por objetivo promover a afetação de uma área do loteamento Jardim do Lago Continuação, para utilização como equipamento público comunitário. O espaço anteriormente havia sido doado à Secretaria de Educação do Estado, que desistiu de receber a área doada. Assim, consequentemente, o projeto também revoga a lei de 2012 que promovia a desafetação do espaço.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 229ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 228ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

1) APROVADO.  2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 38/20, Processo nº 232.751, de autoria do Prefeito Municipal, que "transfere área pública da classe de bens dominicais para a classe de bens de uso especial e revoga a Lei nº 14.402, de 21 de setembro de 2012".  O projeto tem por objetivo promover a afetação de uma área do loteamento Jardim do Lago Continuação, para utilização como equipamento público comunitário. O espaço anteriormente havia sido doado à Secretaria de Educação do Estado, que desistiu de receber a área doada. Assim, consequentemente, o projeto também revoga a lei de 2012 que promovia a desafetação do espaço.

PAUTA DOS TRABALHOS DA 230ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 229ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

1) ADIADO (retirado a pedido do autor). 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 168/20, Processo nº 232.811, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "dispõe sobre a criação do Programa de Monitoramento Remoto, para monitoramento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e em situação de isolamento domiciliar no município, e dá outras providências".  O Programa de Monitoramento Remoto terá como principal atribuição a de fornecer informações e monitorar as condições de saúde de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus nas unidades de saúde municipais, que não tenham necessidade de internação hospitalar e que estejam em situação de isolamento domiciliar.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 231ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 230ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA. 

1) Reunião cancelada (por perda do objeto, em virtude da retirada em primeira discussão). 2ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 168/20, Processo nº 232.811, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "dispõe sobre a criação do Programa de Monitoramento Remoto, para monitoramento de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e em situação de isolamento domiciliar no município, e dá outras providências".  O Programa de Monitoramento Remoto terá como principal atribuição a de fornecer informações e monitorar as condições de saúde de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus nas unidades de saúde municipais, que não tenham necessidade de internação hospitalar e que estejam em situação de isolamento domiciliar.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 232ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 231ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

 1) ADIADO (retirado a pedido do autor). 1ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 89/20, Processo nº 232.540, de autoria do senhor Fernando Mendes, que "dispõe sobre a afixação de cartaz nas unidades de saúde das redes pública e privada acerca dos riscos que a substância caramboxina, existente na fruta carambola, pode causar à saúde de pacientes com insuficiência renal e dá outras providências". Segundo o autor do projeto, a USP de Ribeirão Preto descobriu que a caramboxina, uma substância presente na carambola, pode causar intoxicação e danos à saúde, principalmente a pessoas com problemas nos rins. O projeto obriga que as unidades de saúde das redes pública e privada do município afixem, em local visível ao público, de forma destacada e legível, cartaz com os seguintes dizeres: “A carambola é prejudicial a pacientes com insuficiência renal, pois produz uma neurotoxina, que se concentra no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços e convulsões, podendo até levar à morte. Portanto, NÃO COMAM CARAMBOLA”.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 233ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 232ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

1) Reunião cancelada (por perda do objeto, em virtude da retirada em primeira discussão). 2ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 89/20, Processo nº 232.540, de autoria do senhor Fernando Mendes, que "dispõe sobre a afixação de cartaz nas unidades de saúde das redes pública e privada acerca dos riscos que a substância caramboxina, existente na fruta carambola, pode causar à saúde de pacientes com insuficiência renal e dá outras providências". Segundo o autor do projeto, a USP de Ribeirão Preto descobriu que a caramboxina, uma substância presente na carambola, pode causar intoxicação e danos à saúde, principalmente a pessoas com problemas nos rins. O projeto obriga que as unidades de saúde das redes pública e privada do município afixem, em local visível ao público, de forma destacada e legível, cartaz com os seguintes dizeres: “A carambola é prejudicial a pacientes com insuficiência renal, pois produz uma neurotoxina, que se concentra no sangue, atinge os neurônios em concentração maior e provoca soluços e convulsões, podendo até levar à morte. Portanto, NÃO COMAM CARAMBOLA”.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 234ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 233ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

1) APROVADO. 1ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 34/19, Processo nº 230.383, de autoria do senhor Luiz Cirilo, que "revoga dispositivo da Lei nº 640, de 28 de dezembro de 1951, que dispõe sobre o Plano de Melhoramentos Urbanos da Cidade". Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável.  A lei que será alterada tem quase 70 anos e no item 20 do art. 3 estipula que a Rua Boaventura do Amaral será alargada entre a a avenida Dr. Moraes Sales e a rua Proença. Contudo, este alargamento até hoje não ocorreu, mas consta nos documentos referentes às medidas dos imóveis, prejudicando prováveis negociações destes e causando insegurança jurídica a seus moradores. O projeto tem por objetivo solucionar esta questão. 

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 235ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 234ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

 1) APROVADO. 2ª discussão e votação do Projeto de Lei Complementar nº 34/19, Processo nº 230.383, de autoria do senhor Luiz Cirilo, que "revoga dispositivo da Lei nº 640, de 28 de dezembro de 1951, que dispõe sobre o Plano de Melhoramentos Urbanos da Cidade". Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável.  A lei que será alterada tem quase 70 anos e no item 20 do art. 3 estipula que a Rua Boaventura do Amaral será alargada entre a avenida Ruas Dr. Moraes Sales e rua Proença. Contudo, este alargamento até hoje não ocorreu, mas consta nos documentos referentes às medidas dos imóveis, prejudicando prováveis negociações destes e causando insegurança jurídica a seus moradores. O projeto tem por objetivo solucionar esta questão.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 236ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 235ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.

 1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 257/19, Processo nº 231.156, de autoria do senhor Luiz Cirilo, que "inclui no calendário de comemorações oficiais do município de Campinas a Semana 'Quebrando o Silêncio'. Parecer da Comissão de Educação e Esporte: favorável.  A Semana 'Quebrando o Silêncio' será realizada anualmente na semana que antecede o quarto sábado do mês de agosto, e tem finalidade a realização de atividades que possam coibir e erradicar os abusos contra crianças, mulheres e idosos.

 

PAUTA DOS TRABALHOS DA 237ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 236ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.


1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 78/20, Processo nº 232.710, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "concede Diploma de Mérito Jurídico ao Dr. César Augusto Artusi Babler". O homenageado atua na advocacia e na consultoria jurídica com ênfase em Direito Público e é Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo, onde acumula vasta experiência acadêmica.

 2) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 82/20, Processo nº 232.767, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que "concede Diploma 'Ana Nery' a Maria Helena da Silva Santos".  A homenageada é enfermeira e começou sua carreira como atendente de enfermagem no Hospital Irmãos Penteado. Atualmente trabalha na Unicamp, na UTI para adultos.

 

3) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 61/20, Processo nº 232.389, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que "concede Diploma 'Helen Keller' a Benedito Antônio Pazinatti. O homenageado é Representante dos Usuários no Centro Cultural Louis Braille de Campinas, e é Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência do município.

 4) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 49/20, Processo nº 232.222, de autoria do senhor Luiz Rossini, que "concede Diploma de Mérito Gastronômico a Luciano Antonello - Chef Antonello". O homenageado está à frente do Buffet Antonello e do Chef Antonello Caffè Cannoli e Bistrô. Em 2005, recebeu “La Stella di Identità Italiana”, honraria destinada aos melhores chefs e restaurantes italianos fora da Itália. 

5) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 245/19, Processo nº 231.600, de autoria do senhor Filipe Marchesi, que "concede Diploma de Mérito Jornalístico 'Bráulio Mendes Nogueira' a Johnny Ramos Inselsperger". O homenageado é formado em Jornalismo pela PUC – Campinas e é Produtor, desde 2014, da EPTV Campinas.

6) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 227/19, Processo nº 231.354, de autoria do senhor Luiz Cirilo, que "concede Medalha Arautos da Paz ao padre Jamil Cury Sawaya". Parecer da Comissão Especial de Honraria: favorável. O homenageado é formado em Filosofia e Pedagogia e em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Atualmente é Pároco da Paróquia da Imaculada, em Campinas.

PAUTA DOS TRABALHOS DA 238ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 2020, A SER REALIZADA NO DIA 20 DE AGOSTO, QUINTA-FEIRA, LOGO APÓS O TÉRMINO DA 237ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, POR MEIO DO SISTEMA DE DELIBERAÇÃO REMOTA.


1) APROVADO. Turno único de discussão e votação da Moção nº 136/20, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "apela para implantação da Algar Telecom, Vivo Telecom, Telefônica, Net e Claro para instalação de rede de cabos para os bairros do entorno do Viracopos (Jardim Campo Belo e adjacências)".


2) APROVADO. Turno único de discussão e votação da Moção nº 137/20, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "apela ao governo federal para estender o auxílio emergencial até o final do ano (dezembro/2020), ou enquanto durar a pandemia do coronavírus (Covid-19)"

 

 3) APROVADO.  Turno único de discussão e votação da Moção nº 138/20, de autoria do senhor Ailton da Farmácia, que "apela ao governador do estado de São Paulo, João Doria, para que mantenha em funcionamento a estrutura da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano - e os programas habitacionais subvencionados pelo governo estadual para oferecer moradia popular às famílias de baixa renda".

4) Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 995/20, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "requer manifestação de pesar pelo falecimento do Sr. Fernando de Andrade Neto".

 5) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 1.012/20, de autoria do senhor Gustavo Petta, que "requer manifestação de pesar à família da Sra. Flordelis Aparecida Gregolim".

 
6) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 1.020/20, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "requer votos de aplausos pela passagem do dia 13 de agosto, Dia do Economista".


7) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 1.023/20, de autoria do senhor Marcos Bernardelli, que "requer votos de aplauso para os advogados pela comemoração ao dia 11 de agosto, Dia do Advogado".

8) APROVADO.  Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 1.024/20, de autoria do senhor Marcos Bernardelli, que "requer votos de aplauso para a Associação Atlética Ponte Preta, em razão do aniversário de 120 anos de fundação da associação".


9) APROVADO.   Turno único de discussão e votação do Requerimento nº 1.034/20, de autoria do senhor Carmo Luiz, que "requer votos de aplausos para todos os chineses e seus descendentes pelo dia 15 de agosto, Dia da Imigração Chinesa no Brasil".


10) APROVADO.  Turno único de discussão e votação doRequerimento nº 1.035/20, de autoria do senhor Marcos Bernardelli, que "requer votos de aplauso para todos os maçons do universo, pela comemoração ao dia 20 de agosto, Dia do Maçom".



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.