Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

29/5/2019 - Campinas - SP

Ações de combate ao feminicídio vão se concentrar na segunda semana de maio




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em audiência pública promovida pelo mandato do vereador Rubens Gás (PSC) ficou acertado que a segunda semana de maio será dedicada ao combate ao feminicídio no município. A decisão faz parte do projeto de lei protocolado pelo parlamentar, e tem como motivação o assassinato de Thais Fernanda Ribeiro, no último dia 12, na região do CDHU San Martin, zona norte da cidade. O crime foi o quarto caso de feminicídio registrado no município neste ano.

O evento contou com a presença de jovens do Grupo Primavera, do Conselho Regional de Assistência Social (CRAS), do Conselho da Mulher e de familiares e amigos da vítima. O padre Antônio Alves, da Paróquia São Marcos, bairro onde Thais residia com a família, ressaltou a urgência de uma lei como essa proposta, para abrir espaço para o debate em torno do tema a fim de contribuir para a prevenção desse tipo de crime.

“Precisamos falar para que as meninas reconheçam os sinais de agressão e abuso, seja físico, verbal ou sexual. Os homens também precisam saber que o machismo mata. Feminicídio não se resolve apenas condenando o agressor após o ato. Temos que estar atentos para a prevenção” alertou.

Para Rubens Gás, o projeto tem o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade do problema. “A criminalização do feminicídio não cessa o crime; é só a ponta do iceberg. É necessário tratar na base, por meio da educação das crianças e jovens”, comentou.

Delfino José Ribeiro, pai de Thaís, presente na audiência pública, afirmou que a luta contra o feminicídio é incansável. “Vamos lutar para que isso não aconteça de novo com nossas meninas. E o poder público precisa estar presente. Recebi todo apoio das entidades e da igreja do meu bairro e região, mas o poder público não tomou nenhuma providência. Precisamos agir para evitar mais vítimas”, desabafou.

Para ilustrar como se enfrenta o problema, a psicóloga do CRAS Giovana Paulino apresentou uma proposta de rede de apoio na região dos Amarais, pautada na prevenção de risco e vulnerabilidade social. O programa entrevista e levanta a problemática das meninas e jovens da comunidade, detectando sinais de possíveis abusos em casa, bem como leva informação para gerar mudança nas atitudes, na medida em que fortalece e abre novas possibilidades de auxílio às mulheres vítimas de violência. Além do vereador Rubens Gás, também esteve presente na audiência o vereador Campos Filho (DEM).



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.