Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

10/6/2020 - Campinas - SP

Sob impacto do Coronavírus, investimentos em Saúde subiram no quadrimestre




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em Audiência Pública realizada nesta segunda-feira (8)  na Câmara Municipal de Campinas, para a prestação de contas e do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) do 1º quadrimestre de 2020 pelo gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, o poder Executivo demonstrou um aumento dos investimentos na área em relação ao quadrimestre anterior .

Segundo Reinado Antonio de Oliveira, diretor do Fundo Municipal de Saúde, foram aplicados R$ 313 milhões na área,, o equivalente a 19,51% das receitas do município. No quadrimestre anterior, o montante – que por lei federal deve ser no mínimo de 15% e, pela Lei Orgânica Municipal, de 17% - foi equivalente a 18,34%. Boa parte dos gastos do município foi fruto “Em direto de impactos da pandemia de Coronavírus.

“Em maio e junho, opor exemplo, subiram substancialmente os gastos em virtude da contratação de novos leitos de UTI”, destaca o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza.  O secretário pontua que hoje são 182 leitos sob a gestão municipal, um número considerado positivo, contudo ressalta que é importante aumentar os leitos do estado disponíveis na cidade para uso do munícipio. “Os leitos da Unicamp e da AME atendem quase que exclusivamente a Região Metropolitana de Campinas e é importante ampliar isso.  Há um compromisso do estado em aumentar em 18 no HC e dez no AME.”

Cármino de Souza destaca que também houve grande impacto em relação ao preço dos remédios em dólar. Felizmente, porém, o município tinha um bom, estoque destes itens. A pasta municipal confirmou ainda o recebimento de R$ 37,5 milhões de repasses federais específicos para combate à pandemia, bem como de 14,6 milhões do  estado – porém, o governo estadual está atrasado em relação ao repasse de recursos de outros programas, como o dose certa, de glicemia e convênios com a Rede Hospitalar.

Independentemente dos investimentos, Cármino de Souza destaca que, no entendimento dele, as ações tomadas pela cidade foram positivas. ”Entendemos que o isolamento foi crítico para que pudéssemos nos organizar e termos bons resultados na cidade. Se a epidemia chegasse como está hoje em março ou abril, não teríamos a mesma condição operacional e estrutura que temos”, diz.

O vereador Pedro Tourinho (PT), que preside da Comissão Permanente de Saúde do Legislativo  e coordenou a reunião na Câmara, elogia as ações da Secretaria em relação aos atendimentos à população, porém faz uma crítica à flexibilização da quarentena, iniciada nesta segunda-feira. “Estamos enfrentando a maior crise sanitária das nossas vidas, de forma especialmente dramática no Brasil, e isso tem levado dezenas de milhares de brasileiros à morte. Não tenho dúvidas sobre o esforço realizado pela secretaria municipal, em especial na questão da ampliação de leitos, que merece todos os elogios. Porém acredito firmemente que não é momento para a flexibilização e acredito que isso que vai gerar um tsunami de novos casos”, alerta.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.