Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

19/10/2017 - Campinas - SP

Série 'Plano de Voo', da EPTV, vence o Prêmio Abear de Jornalismo




da assessoria de imprensa 

Produção veiculada entre os meses de março e abril foi laureada na categoria Inovação e Sustentabilidade. Cerimônia de entrega será em novembro.

A série "Plano de Voo", uma produção da EPTV, afiliada da TV Globo, exibida entre os dias 27 de março e 1º de abril de 2017, foi a vencedora da categoria 'Inovação e Sustentabilidade' do 5º Prêmio Abear de Jornalismo. O anúncio dos ganhadores ocorreu nesta quarta-feira (18) e a entrega dos prêmios está prevista para novembro. Na ocasião será anunciado o ganhador do 'Grande Prêmio'.

De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), o "Grande Prêmio será concedido pela Comissão de Premiação ao trabalho que obtiver a maior nota entre os vencedores das categorias temáticas (Cargas, Competitividade, Experiência de Voo e Inovação e Sustentabilidade) ou de Imprensa Setorizada".

Da habilidade única de voar das aves até a aplicação de tecnologia em superaviões, a série "Plano de Voo" abordou as curiosidades e inovações em seis reportagens especiais e matérias veiculadas em uma página exclusiva do projeto.

A equipe da EPTV percorreu 15 mil quilômetros em quatro países - Brasil, Estados Unidos, França e País de Gales - para mostrar os bastidores da rotina de profissionais apaixonados por aviação.

O trabalho de pesquisa foi intenso e contou até com curso em uma escola de aviação em Campinas (SP) para a equipe compreender como funciona esse universo.

CONFIRA FOTOS DA SÉRIE

Supercâmeras e superaviões

Supercâmeras registraram voos sob diferentes ângulos, acrobacias aéreas e até a sensação de voar de "carona" com uma ave pelas belas paisagens de Pomerode (SC).

No País de Gales, atravessar morros íngremes à beira de precipícios, trilhas, pântanos e temperaturas em torno de 3º C, sem contar os ventos gelados, é o preço que pagam os caçadores de aviões em Mach Loop.

A reportagem fez o mesmo percurso para chegar em pontos onde é possível ficar acima da altitude dos caças britânicos. A poucos metros de distância, bem "debaixo do nariz" dos admiradores, os aviões de guerra são acompanhados como uma recompensa.

 

Para os repórteres cinematográficos da série, conseguir fazer um registro das aeronaves foi o maior desafio. Alguns modelos atingem a velocidade de 1,5 mil km/h.

 

"A velocidade deles era coisa muito absurda. Coisa que a gente não está acostumado no dia a dia. A tensão era muita. Quando a gente avistava ele, era coisa de segundos e ele passava pela gente.", conta o repórter cinematográfico Pedro Santana, que dividiu a missão no País de Gales com o também repórter cinematográfico Wilson Aiello.

 

Todo o esforço garantiu também imagens de um Hercules-C130, o mais versátil avião de carga, em Mach Loop.

Em Dayton, nos Estados Unidos, foram necessários três dias de gravação para mostrar o ritual que envolve o avião de guerra mais poderoso do mundo, o F-22, da Força Aérea Americana, também conhecido como Raptor.

E, claro, impossível deixar de fora o avião mais rápido do mundo, o SR-71, que chegou a atingir a velocidade de 3,5 mil km/h e nunca foi superado.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.