Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

31/1/2019 - Campinas - SP

Rossini cria o programa ‘Mais Árvore, Mais Qualidade de Vida’ em Campinas




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador e presidente da Comissão da Meio Ambiente da Câmara de Campinas, Luiz Rossini (PV), apresentou projeto de lei que institui no município o programa “Mais Árvores, Mais Qualidade de Vida”, cujo objetivo visa o plantio de árvores em vias e praças públicas em áreas sugeridas pelos próprios moradores. A proposta atinge especialmente as localidades que apresentam baixos índices de arborização.

De acordo com o projeto, os munícipes irão, por intermédio do preenchimento de um formulário, solicitar ao Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Prefeitura, o fornecimento de mudas, bem como a abertura dos “berços” para o plantio pelos próprios moradores, que serão responsáveis pelo cuidado e proteção das árvores.

As solicitações deverão ser atendidas por ordem cronológica de protocolo e conforme disponibilidade de mudas existentes no viveiro municipal. No caso de morte ou problema com o desenvolvimento da muda, o morador deverá comunicar o DPJ, para fazer a substituição da árvore.

Para Rossini, a proposta promove a implementação de iniciativas voltadas ao plantio de árvores, envolve a comunidade em ações de preservação e proteção do patrimônio arbóreo; serve como ação de educação ambiental; garante o plantio de árvores nas localidades indicadas pelos seus moradores e aumenta o índice de arborização do município.

“Além do aspecto estético, as árvores contribuem com a paisagem e principalmente com a qualidade de vida das pessoas, especialmente para as que moram em áreas mais urbanizadas, pois reduzem a poluição sonora e atmosférica, diminuem a sensação térmica, proporcionam sombra e constitui um habitat para diversas espécies”, relata Rossini na justificativa do projeto.

O vereador ainda argumenta que, apesar de apresentar um significativo maciço arbóreo, Campinas possui regiões com um deficit de árvores e vegetação muito expressivo, constituindo áreas áridas, principalmente no distrito do Campo Grande e Ouro Verde, onde a temperatura nos dias de calor fica acima da média registrada em áreas arborizadas, causando desconforto térmico e prejudicando a qualidade de vida da população.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.