Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

21/8/2020 - Campinas - SP

Projeto que presta homenagem a Benito Juarez com nome da Concha Acústica




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Gustavo Petta (PCdoB) recebeu membros da Associação de Músicos da Orquestra Sinfônica de Campinas (AMOSMC) com o pedido para que seja apresentado um projeto de lei que altera o nome da Concha Acústica do Taquaral para Benito Juarez, maestro que comandou a Orquestra Sinfônica de Campinas por 25 anos e morreu no início do mês.

Atualmente, a Concha Acústica homenageia o músico Beethoven, mas para Samuel Proença, presidente da AMOSMC, a mudança de nome se justifica já que foi naquele local que Benito Juarez ajudou a popularizar a orquestra na cidade e levou o nome da mais antiga orquestra do país para todo o Brasil.

“O maestro Benito realizou um importante trabalho de reestruturação e popularização, elevando o nome da orquestra e da cidade a patamares nacionais e internacionais e fazendo com que nossa cidade fosse reconhecida não só pela pujança nas áreas econômica, tecnológica e acadêmica, mas também na cultural”, disse Samuel Proença.

Ao receber o pedido, o vereador Gustavo Petta concordou que o maestro merece uma homenagem como essa e destacou o valor de Benito Juarez para a música na cidade. “Benito colocou música popular em meio à erudita deixando os concertos da Orquestra mais populares e foi um símbolo da nossa cidade na luta pela democracia no histórico comício das Diretas Já, em 1984. Democrático no acesso à música e democrático nos rumos do país”, destacou Petta.

O vereador já protocolou o projeto e irá buscar assinatura de outros vereadores para homenagear o maestro. Durante a abertura dos trabalhos das reuniões ordinárias marcas para a manhã desta quinta-feira (20/08), Gustavo Petta colocou o projeto à disposição para receber assinaturas dos demais parlamentares da Casa. “Gostaria que essa proposta tivesse a maior participação dos demais vereadores e que fosse um matéria de iniciativa da Câmara de Campinas”, frisou.

Benito Juarez

O maestro Benito Juarez faleceu, aos 86 anos, no último dia 03 de agosto, em Campinas. O regente comandou a Orquestra Sinfônica de Campinas por 25 anos, de 1975 a 2000. O músico também é o fundador do Coral da USP (Coralusp) e do Departamento de Música e o Coral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atuou com um dos idealizadores do curso de Música Popular Brasileira na universidade.

Na OSMC, Benito Juarez foi um dos responsáveis pela popularização da orquestra que, hoje, é a mais antiga do país. Em 91 anos de atividade, Juarez comandou a sinfônica por 25 e em um período que elevou a participação de Campinas no cenário nacional da música erudita.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.