Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

11/12/2019 - Campinas - SP

Projeto de Pedro Tourinho prevê a realização de análise da água




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em um quarto das cidades brasileiras foi detectada na água a presença de um coquetel de agrotóxicos, segundo dados do Ministério da Saúde colhidos no período de 2014 a 2017. São Paulo foi estado em que se identificou a maior variedade de substâncias. Dezesseis dos vinte e sete agrotóxicos identificados são considerados pela Anvisa extremamente ou altamente tóxicos, sendo que onze estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Diante desse cenário, o vereador Pedro Tourinho (PT) protocolou um projeto de lei que prevê a realização de análises a cada seis meses para a detecção da presença de agrotóxicos nas águas destinadas ao consumo humano. “Esses dados alarmantes sobre a presença dos agrotóxicos na água que a gente consome não deveriam ser surpresa para ninguém já que o Brasil é campeão mundial em uso de agrotóxicos, inclusive com a benção do governo Bolsonaro, que liberou o uso de substâncias tóxicas que são proibidas em outros países”, diz Tourinho.

O parlamentar acredita que esse projeto deve trazer mais transparência para os consumidores. “Nada mais justo para o consumidor do que saber pelo que está pagando. Campinas tem uma das maiores tarifas de água do país, portanto não é mais que a obrigação da Sanasa oferecer água com a maior qualidade possível juntamente com um sistemático informativo sobre sua composição”. O projeto também prevê que todas as informações colhidas nos testes semestrais devem estar disponíveis de uma forma compreensível para toda a população.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.