Domingo, 5 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

11/2/2020 - Campinas - SP

Projeto de lei para incentivar doação de cabelos a pacientes de quimioterapia




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas aprovou, na noite desta segunda-feira (10), projeto de lei de autoria do vereador Permínio Monteiro (PV) que institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos destinados as pessoas com alopecia decorrente de quimioterapia. Pela proposta do parlamentar, que agora segue para sanção do prefeito Jonas Donizette para tornar-se lei, serão desenvolvidas anualmente em Campinas ações de conscientização e estímulo, sempre na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro).

“Essa lei irá beneficiar de maneira fundamental as pessoas que passam por quimioterapia e que, como consequência do tratamento, acabam perdendo os cabelos. Acreditamos, em especial, que irá auxiliar as mulheres que perdem muito a autoestima em virtude deste fato, e que ficam ainda mais fragilizadas num momento em que precisam de força para enfrentar o tratamento”, diz Permínio Monteiro.

Desta forma, explica o legislador, o principal objetivo da Campanha é sensibilizar e estimular potenciais doadores, mediante a realização de mutirões e disponibilização de postos de coleta. “Os cabelos arrecadados serão destinados à confecção gratuita de perucas para pessoas em condições de vulnerabilidade social, vedada qualquer utilização comercial”, destaca.

O parlamentar acrescenta que a campanha deverá ter peças publicitárias a serem inseridas nos veículos de comunicação geral e veículos de comunicação da Prefeitura Municipal de Campinas, secretarias, órgãos e autarquias. “Também pensamos em cartazes a serem fixados nos órgãos públicos e em mensagens eletrônicas na internet e redes sociais. Também podem ser elaboradas cartilhas a serem distribuídas à população e feita divulgação pela sociedade civil organizada”, conclui.

Alopecia e quimioterapia - Alguns tipos de quimioterapia danificam as células responsáveis pelo crescimento do cabelo, causando a queda freqüentemente após duas ou três semanas – o que pode ocorrer pouco a pouco ou em mechas. A queda de todo o cabelo pode levar mais ou menos uma semana. Quase sempre o cabelo volta a crescer de dois a três meses após o término da quimio. Muitas pessoas ficam chateadas, deprimidas ou envergonhadas quando o cabelo cai e, neste sentido, as perucas são uma importante ferramenta de apoio emocional.

Também na noite desta segunda foi aprovado um outro projeto do vereador do PV que da o nome do jornalista Ricardo Eugênio Boechat, morto em 2019 em um acidente de helicóptero, à sala da Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas. Confira a íntegra da votação desta 3ª reunião ordinária do ano de 2020:

1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Resolução nº 2/19, Processo nº 228.957, de autoria do senhor Permínio Monteiro, que “denomina ‘Ricardo Eugênio Boechat’ a sala da Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas”. Pareceres da Comissão de Constituição e Legalidade e da Comissão de Educação e Esporte: favoráveis. O projeto tem por objetivo homenagear o jornalista Ricardo Eugênio Boechat, falecido em 2019, denominando a sala da Central de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Campinas com seu nome.

2) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 1/20, Processo nº 231.771, de autoria do senhor Marcelo Silva, que “concede Título de Cidadão Campineiro a Thiago Carpini Barbosa”. Nascido em Valinhos, o homenageado é o atual técnico do Guarani Futebol Clube, no qual também foi jogador.

3) APROVADO. 2ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 209/19, Processo nº 230.759, de autoria do senhor Permínio Monteiro, que “institui a Campanha de Conscientização e Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas com Alopecia Decorrente de Quimioterapia”. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade: favorável. A campanha será realizada anualmente na semana do dia “Nacional de Combate ao Câncer”, dia 27 de novembro. Ela tem o objetivo de incentivar a doação de cabelos que serão destinados à confecção gratuita de perucas para pessoas com queda de cabelo devido a procedimentos de quimioterapia.

 4) APROVADO. 1ª discussão e votação doProjeto de Lei nº 194/19, Processo nº 230.485, de autoria do senhor Zé Carlos, que “revoga a Lei nº 15.159, de 17 de março de 2016, que ‘dispõe sobre a divulgação ostensiva do art. 52, §§ 1º e 2º, do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos que ofereçam outorga de crédito ou concessão de financiamento no fornecimento de produtos ou serviços’”. O projeto busca revogar a lei de 2016, pois, na ocasião de sua sanção e promulgação, já existia uma Lei Estadual tratando do assunto. Essa revogação atende ao artigo 128, inciso VII, do Regimento Interno da Câmara, que não admite proposições quando contiverem o mesmo teor ou alterarem o significado de lei estadual ou federal existentes.

5) APROVADO. Turno único de discussão e votação doProjeto de Decreto Legislativo nº 134/19, Processo nº 230.318, de autoria do senhor Vinicius Gratti, que “concede Medalha Exemplo Digno ‘General Nelson Santini Júnior’ a Alexsander Fernandes da Silva”. Parecer da Comissão Especial de Honraria: favorável. O homenageado é cabo da Polícia Militar do Estado de São Paulo e atua no Batalhão Tobias de Aguiar, a ROTA, o maior batalhão de Polícia Militar do Brasil.

 6) APROVADO. Turno único de discussão e votação doProjeto de Decreto Legislativo nº 212/19, Processo nº 231.260, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que “concede Diploma de Honra ao Mérito à Corregedoria da Guarda Municipal”. Parecer da Comissão Especial de Honraria: favorável. A Corregedoria da Guarda Municipal em 11 anos de atuação, já atendeu mais de 3000 denúncias, conferindo maior lisura e credibilidade aos trabalhos da instituição. 

7) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 198/19, Processo nº 230.606, de autoria do senhor Paulo Haddad, que “denomina Praça Sebastião Gonçalves Coelho um remanescente de praça pública do município de Campinas”. Parecer da Comissão de Educação e Esporte: favorável. Será denominada o remanescente 2 da praça 09 do loteamento Village Campinas, no distrito de Barão Geraldo, situado entre os dois lados da Avenida Francisco Cândido Xavier (avenida 01), no mesmo loteamento. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.