Domingo, 12 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

27/5/2020 - Campinas - SP

Presidentes de Câmaras da RMC propõem Observatório Metropolitano




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em reunião por teleconferência realizada nesta sexta (22), sediada a partir da Câmara Municipal de Campinas, representantes de 12 cidades da Região Metropolitana de Campinas debateram os impactos e medidas de contenção ao Coronavírus nos Municípios da RMC e encaminharam diversas propostas de ações conjuntas. Entre as medidas propostas está a criação de um Observatório Metropolitano para mapear internações por Covid-19 e disponibilidade de leitos na região.

“O objetivo é termos um raio-x, se possível diário, de toda região, para possibilitar a elaboração de ações e políticas integradas no enfrentamento da pandemia.  Também entendemos ser necessário fazer e dar publicidade a um boletim epidemiológico regional, e solicitaremos o auxílio das secretarias municipais de Saúde neste sentido”, diz o presidente da Câmara de Campinas, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), que apresentou a proposta – aprovada pelos pares – em nome da  Comissão de Planejamento Estratégico de Emergência para desenvolver estratégias e ações de prevenção ao Coronavírus no âmbito do Poder Legislativo de Campinas.

Diversas outras idéias foram apresentadas e aprovadas na reunião presidida pelo vereador Hélio Ribeiro (Republicanos), presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba e do Parlamento Metropolitano da RMC (que reúne os Legislativos de toda a Região), entre as quais uma nova reunião dos integrantes do Parlamento – que também deverá ser sediada em Campinas e transmitida pela TV Câmara -  com a presença da Secretário de Saúde do Estado.

“A reunião que realizamos hoje foi muito importante, até para que as cidades conheçam a realidade uma das outras, e ficou claro que muitas ações têm de ser tomadas de maneira regional, ainda que respeitando as peculiaridades de cada cidade.   Por isso, é importante que em nossa próxima reunião tenhamos a presença de um representante do estado”, explica Ribeiro.

Também foi defendido por diversos presidentes – como os das Câmaras de Itatiba, Vinhedo e Santa Bárbara – que seja feito um protocolo indicando como será realizada uma futura flexibilização/volta ao trabalho.  A ideia foi endossada pelo vereador e médico Paulo Hadad (Cidadania), que integra a Comissão antiCovid 19 do Legislativo campineiro. “Acho importante que seja feito um documento contextualizado, embasado cientificamente, para que possamos futuramente abrir alguns segmentos do comércio. Tem que se pensar uma ação conjunta, levando em conta a particularidade de cada cidade, de forma organizada e, reforço, embasada em critérios científicos.”

Os integrantes do Parlamento Metropolitano também pontuaram a necessidade de ações envolvendo as esferas do Executivo. Dalva Berto (MDB), presidente da Câmara de Valinhos, por exemplo, sugeriu que seja feita uma reunião entre os prefeitos da RMC, nos mesmos moldes da realizada hoje pelos presidentes de Câmara e com transmissão ao vivo pela TV Câmara.

Já o presidente da Câmara de Sumaré, William Souza (PT), ressaltou que o Parlamento deveria também pontuar um maior diálogo entre o governo do estado e os prefeitos, bem como que as universidades do estado sejam mais ouvidas em todas as decisões locais, enquanto o vice-presidente da Câmara de Hortolândia, John Lenon (PDT) requereu que seja feita uma moção de apelo ao governo federal para que destine linhas de crédito com juro zero ao comércio que sofre com os impactos do Coronavírus.

Participaram da reunião de hoje os presidentes Marcos Bernardelli (Campinas), Élcio Amâncio (Cosmópolis), Hélio Ribeiro (Indaiatuba), Ailton Fumachi (Itatiba), Walter Camargo (Jaguariúna),  Luís Carlos de Lima (Morungaba) , Felipe Sanches (Santa Barbara Doeste),Ednei Silva (Santo Antonio de Posse), Willian Souza (Sumaré), Dalva Berto (Valinhos) e Eduardo Gelmi (Vinhedo), bem como o vice-presidente do Legislativo de Hortolândia, John Lenon.

Os vereadores  Jorge da Farmácia (PSDB), Paulo Hadad (Cidadania) e Carmo Luiz (PSC), integrantes da Comissão AntiCovid da Câmara de Campinas, também integraram o debate. Confira abaixo a íntegra da reunião:



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.