Domingo, 5 de Maio de 2024

Super Dogus - Completo

Mais lidas da semana

31/1/2020 - Campinas - SP

Permínio Monteiro quer normas obrigatórias para petshops evitarem fugas de cães e gatos




da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Permínio Monteiro (PV), que preside na Câmara a Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos Animais, protocolou no Legislativo um Projeto de Lei Ordinária (PLO 28/2020) que determina normas de proteção contra fuga de animais em clínicas veterinárias e petshops de Campinas. “Infelizmente há inúmeros casos de animais que fogem de clínicas, petshops, “banho e tosa”, quando deixados nestes locais para procedimentos técnicos e estéticos. Em grande parte dos casos estes animais não são encontrados e, mesmo quando são, o sofrimento que a fuga causa a família é enorme. Por isso é preciso que haja meios de evitar o problema”, defende o legislador.

O vereador ressalta que as medidas propostas visam exclusivamente à proteção do animal e até mesmo salvaguardar os estabelecimentos que, lembra, são integralmente responsáveis pelos animas que estão sob a guarda deles no período em que ali são deixados. “Neste sentido a proposta torna obrigatória duas normas que entendemos ser salutares, sendo a primeira delas a determinação de  que os estabelecimentos coloquem nos cãs e gatos, assim que são deixados neles, uma coleira de identificação com o nome do pet, nome do local onde foi deixado e fone para contato. Desta forma, caso o animal escape fica mais fácil a identificação dele quando for encontrado”, diz.

 O parlamentar enfatiza, porém, que o principal é evitar a fuga, razão pela qual a outra norma determina que será obrigatória a instalação de portas “de vai e vem”nos acessos à área comum e exterior do estabelecimento. “Desta forma, evita-se que alguém esqueça a porta aberta, o que é um dos motivos que identificamos como causa de fugas. Muitas vezes até mesmo um cliente ao entrar deixa uma fresta aberta, facilitando que um animal fuja”, afirma.

A partir da próxima segunda-feira (3), quando se reiniciam as reuniões ordinárias, o PLO passa  tramitar internamente, devendo ser analisado pelas Comissões Permanentes e levado a Plenário para votações de legalidade e mérito. Em sendo aprovado e sancionado pelo prefeito, tornando-se lei, os estabelecimentos terão seis meses para se adequar ou serão multados em 50 Unidades Fiscais de Campinas (Ufics). Após a multa, o estabelecimento infrator terá um mês para se adequar ou poderá ser novamente autuado, porém com multa dobrada, de 100 Ufics.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Campinas Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.