25/3/2020 - Campinas - SP

Vereadores requerem aumento de ônibus em horários de pico

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Em decisão conjunta tomada em reunião na tarde de ontem (23), os vereadores de Campinas encaminharam requisição à Secretaria Municipal de Transportes para que seja revista a medida de redução de 30% da frota do Transporte Público e sejam colocados mais ônibus à disposição em horários de pico, bem como sejam realizadas as higienizações/desinfecções dos veículos a cada ponto inicial e final. A requisição vem da constatação de que, ainda que tenha sido tomada com boa intenção  - a ideia era que com menos ônibus na rua as pessoas ficassem em casa – a medida causou efeito perverso e não previsto.

“Os  profissionais que precisam usar os ônibus para trabalhar por serem de serviços essenciais, como caixas de supermercado, funcionários de farmácia, hortifruti, médicos, enfermeiros, caixas de banco, frentistas de posto e outros, estão se acumulando em ônibus lotados e correndo ainda mais riscos. O ideal é que tenham mais ônibus pra que estas pessoas possam transitar neles com o maior espaço possível”, pontua o vereador Carmo Luiz (PSC), presidente da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário.

“Infelizmente a medida acabou se mostrando ruim e tanto as pessoas que precisam prestar os serviços como outras que precisam acioná-los, em especial as que estão em bairros mais periféricos, estão sofrendo com isso”, enfatiza o parlamentar Rodrigo da Farmadic, que integra a Comissão de Planejamento Estratégico de Emergência para desenvolver estratégias e ações de prevenção ao Coronavírus (Covid19) no âmbito do Poder Legislativo – ou Comissão antiCoronavírus, como é conhecida.

O vereador Paulo Haddad (Cidadania), que é médico e é integrante tanto a Comissão antiCoronavírus quanto a Comissão Permanente da Saúde do Legislativo,  acrescenta que o segundo pedido dos vereadores tem a ver com a necessidade de aumentar a segurança de quem usa o transporte. “Ainda que a utilização dos ônibus tenha caído, já que as pessoas precisam ficar em casa, é fato que será impossível não utilizá-los, até mesmo por esta situação para a qual estamos alertando dos servidores essenciais. Portanto, é preciso que o Executivo exija que ao menos nas paradas iniciais e finais haja uma desinfecção ampla dos veículos antes que eles reiniciem suas rotas”, alerta.

O vereador Luiz Rossini (PV), líder de Governo na Casa, já encaminhou ontem mesmo as requisições ao Secretário Municipal de Transportes, Carlos José Barreiro. “Estamos em um momento em que todas as medidas de segurança precisam ser tomadas e ajustadas em prol da população. Levei pessoalmente as demandas ao secretário e ele se comprometeu em rever a medida tomada anteriormente e fazer todo o possível em relação a desinfecção”, diz.