21/3/2018 - Campinas - SP

Um novo olhar para os refugiados

da assessoria de imprensa de Unicamp Campinas

Vinte e seis imagens em preto e branco com diferentes olhares de refugiados de Angola, Guiné Bissau, Congo, Camarões, Gana e Nigéria compõem a exposição fotográfica “Refugiados”, aberta nesta segunda, dia 19 de março, no hall da Biblioteca Central Cesar Lattes. A partir do trabalho voluntário de Mário Castello e Eduardo Tarram com acolhidos pela Casa de Passagem Terra Nova, situada na cidade de São Paulo, a exposição passou pelo Memorial da América Latina e, por meio da parceria da Unicamp com a Secretaria de Desenvolvimento Social, chegou à universidade, onde fica instalada até o fim do mês de abril, com entrada gratuita.

A abertura oficial teve presença de imprensa, funcionários, pesquisadores, alunos (alguns deles imigrantes), além do Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, e do Secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, que enfatizou a importância do contato da esfera estadual com a universidade “a fim de criar políticas públicas mais sólidas e ir além no acolhimento digno de todos os refugiados que chegam em busca de novas oportunidades”. A cerimônia também contou com a exibição de trechos de um documentário, ainda em fase de produção, com depoimentos de refugiados sírios e suas vidas no Brasil. “O vídeo é fruto de pesquisa acadêmica com apoio da Fapesp e, em breve, contaremos com mais entrevistas a fim de validar a importância da produção de conhecimento em uma situação tão dramática como esta que vemos hoje”, confirma Ana Carolina de Moura Maciel, coordenadora de Centros e Núcleos da Unicamp (Cocen). 

A exposição é parte das ações da Unicamp no âmbito da Cátedra Sérgio Viera de Mello, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Rosana Baeninger, coordenadora da Cátedra na Unicamp, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo) explica que o trabalho acadêmico na área tem sido intenso e inclui “convalidação de diplomas, políticas de inclusão e permanência, cursos de português, parcerias para acolhimento, entre outras ações de ensino e pesquisa”.

Serviço
Exposição fotográfica ‘Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova’
Hall do 2º andar da Biblioteca Central César Lattes - Unicamp 
19 de março a 23 de abril, das 7h30 às 22h45