8/11/2019 - Campinas - SP

Segunda edição do ano do Parlamento Jovem aprova nove projetos dos vereadores estudantes

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A segunda edição do ano do Parlamento Jovem – a quarta desde que o programa foi iniciado, em 2018 -  realizou a última reunião plenária na terça-feira (5). Os vereadores estudantes aprovaram nove dos onze projetos em pauta (veja abaixo o vídeo com a íntegra da reunião). Ao todo, nas quatro reuniões deste ano, foram apreciadas 50 preposições dos jovens alunos-parlamentares, entre projetos, moções, indicações e requerimentos.

Os participantes do programa voltam a se encontrar mais uma vez no próximo dia 14 de novembro, quinta-feira da semana que vem, quando será realizada a cerimônia de encerramento desta última edição de 2019. Confira a seguir os itens aprovados e, mais abaixo, o vídeo).

Item 1) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 11/19, do jovem vereador Matheus Mascarenhas, que “Cria o Programa de Capacitação de Professores e o Programa de Capacitação das Escolas Municipais de Campinas para desenvolver a educação e formação aplicada dos professores no município de Campinas”.

Item 2) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 17/19, do jovem vereador Daniel Oliveira que “Cria o Projeto Jovens com Cultura, que viabiliza e facilita os trabalhos e projetos sociais e culturais no âmbito escolar”.

Item 3) APROVADO.  Discussão e votação do Projeto de Lei nº 22/19, do jovem vereador Keven Ferreira, que “Cria o Programa de Alimentação nas Escolas Municipais de Campinas – PAEMC e determina que as escolas municipais de Campinas ofereçam duas refeições no período de aulas”.

 Item 4) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 25/19, da jovem vereadora Maria Izabel, que “Cria o programa Respeito às Pessoas com Deficiência nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares de Campinas”.

Item 5) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 26/19, da jovem vereadora Melissa Sayuri, que “Cria o programa Neurociência na Educação, que autoriza a abertura do cargo de psicólogo neurocientista nas escolas municipais e particulares localizadas na cidade de Campinas”.

Item 6) REJEITADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 28/19, da jovem vereadora Geovanna Sousa que “Dispõe sobre a obrigatoriedade da construção de banheiros públicos nas praças centrais do município de Campinas”.

Item 7) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 29/19, da jovem vereadora Bruna Albuquerque, que “Cria o Programa LixoTec, que disponibiliza coletores de lixo tecnológico na região de escolas públicas e privadas do município de Campinas”.

Item 8) APROVADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 30/19, da jovem vereadora Isabela Falavina, que “Cria programa de reforço para alunos das escolas municipais que estejam em defasagem de aprendizagem”.

Item 9) APROVADO.  Discussão e votação do Projeto de Lei nº 31/19, da jovem vereadora Kauane Silvino, que “Cria praças públicas em terrenos baldios”.

Item 10) APROVADO.  Discussão e votação do Projeto de Lei nº 32/19, do jovem vereador Gabriel Malvestiti, que “Cria canais para a comunicação entre a Prefeitura e a população para a manutenção da iluminação no município de Campinas”. Item

11) REJEITADO. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 35/19, da jovem vereadora Maria Mesquita, que “Institui o projeto Pró-Progresso, uma campanha sobre a adoção de medidas preventivas em relação ao consumo de drogas em escolas públicas.