10/9/2019 - Campinas - SP

Secretaria de Saúde detalha etapas para entrega da obra do Centro de Saúde do Esmeraldina

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Ailton da Farmácia (PSD) cobrou, por meio de requerimento, as etapas de entrega e abertura do Centro de Saúde do Jardim Esmeraldina. O vereador já havia anunciado que a obra ficará pronta no próximo mês de novembro. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a inauguração dependerá dos mobiliários e equipamentos. “A Secretaria de Estado já está providenciando a compra desses itens por meio do convênio 432/2017”, garantiu a municipalidade. Os equipamentos custarão R$ 172 mil.

“Ainda não temos a data prevista para o início dos atendimentos na nova unidade. Atualmente, o CS funciona, de forma precária, em um prédio no Jardim São Pedro. Incêndio com suspeita de ter sido criminoso ocorreu em 31 de dezembro de 2016. Logo depois da posse na Câmara, estive no local e iniciei um trabalho junto à prefeitura para que a unidade fosse reconstruída e a antiga demolida”, afirmou Ailton da Farmácia.

Em resposta ao Requerimento 2106/2019, a Secretaria de Saúde explicou que, após a entrega da obra pela construtora, a prefeitura receberá a autorização da Secretaria de Estado para entrar na unidade e começar a organização. O novo Centro de Saúde terá área construída de 556,15 m² e capacidade de atender mil pacientes por mês. O custo total da obra é de R$ 2.085.184,30.

A nova unidade disponibilizará todos os serviços previstos para uma unidade de atenção primária à saúde, como consultas e especialidades: enfermagem, clínica médica, odontologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, aplicação de medicamentos, atendimentos programáticos e complexos de enfermagem, inalações, vacinação, procedimentos cirúrgicos básicos, serviço de atenção à tuberculose, Programa de Saúde da Família, grupo de orientação terapêutica, exames de apoio ao diagnóstico, como acuidade visual, Papanicolau, exames laboratoriais, biópsias, eletrocardiograma, glicosimetria, vigilâncias sanitária e epidemiológica, acidentes de trabalho, atendimentos domiciliares, esterilização de materiais, farmácia e informações gerais sobre saúde.

“Importante que a odontologia vai voltar ao CS Esmeraldina. Atualmente, os dois cirurgiões dentistas e um auxiliar em saúde bucal estão prestando serviços em outras unidades do Distrito de Saúde Sul, mas esperam o término da obra para retornarem ao Esmeraldina”, comemorou o vereador.

O novo Centro de Esmeraldina é responsável por atender aos moradores dos seguintes bairros: Jardim Aliança, Chácara Buriti, Parque dos Cisnes, Jardim Esmeraldina, Jardim Estoril, Jardim Maísa, Jardim Monte Líbano, Jardim Samambaia, ocupação do Jardim Samambaia II (campinho), Chácara São Domingos, Jardim São Pedro, Jardim Tamoio e ocupação.