16/9/2020 - Campinas - SP

Rodrigo da Farmadic requisita aumento de frota de veículos no transporte público

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Por meio de indicação protocolada nesta tarde de terça (15) na Câmara Municipal, o vereador Rodrigo da Farmadic (DEM) recomendou à Prefeitura para que haja o aumento da frota de veículos do transporte coletivo municipal e fiscalização quanto ao cumprimento dos horários determinados na Ordem de Serviço. Segundo o vereador, é crescente o número de registros de atraso de ônibus e de superlotação nos veículos que estão operando na cidade, situação que precisa ser corrigida.

“Atualmente Campinas encontra-se estabilizada na fase amarela do Plano São Paulo de enfrentamento ao COVID 19, situação que permitiu a reabertura do comércio e outras atividades consideradas não essenciais. Com isso, notadamente o número de usuários no transporte público aumentou de forma significativa, ficando bem próximo dos números registrados antes da pandemia”, alerta o vereador.

Com isso, acrescenta Farmadic, está ocorrendo aglomeração de passageiros nas paradas e no interior dos veículos do transporte público, o que pode impulsionar a transmissão do vírus e provocar uma situação de difícil controle, fazendo com que Campinas regrida de fase no Plano São Paulo de enfrentamento.

“Além do risco à saúde, a falta de veículos, superlotação e atrasos rotineiros prejudicam em demasia o usuário que depende única e exclusivamente do transporte público para o trajeto casa trabalho e vice-versa.Desta forma, estamos indicando ao Executivo para que adote as medidas necessárias para que os veículos do transporte coletivo municipal voltem a circular normalmente pela cidade com toda a frota disponível, na mesma quantidade de veículos disponibilizada antes da pandemia, bem como para que seja intensificada a fiscalização quanto ao número de veículos disponíveis e cumprimento dos horários, com aplicação das penalidades cabíveis”, conclui Farmadic.