10/6/2020 - Campinas - SP

Programa Direto da Univer., da TV Câmara, exibe nesta quarta, em parceria com a Unicamp

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O programa Direto da Universidade, da TV Câmara Campinas, exibe a partir desta quarta-feira (10/06) o segundo episódio sobre a Covid 19, programação especial produzida pela Diretoria de Comunicação da Pro-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp. O documentário faz parte da Extensão 48, programa que desde 2018 divulga ações de grupos da universidade com a sociedade, e que agora concentra sua produção em temas sobre o coronavírus. O episódio, que terá transmissão em Libras (a Língua Brasileira de Sinais), irá ao ar às 7h30 horas, com reprise as 16 horas, depois entrará na grade de programação da emissora.

A videorreportagem vai mostrar como as dificuldades na importação de equipamentos e insumos para realização de testes de diagnósticos de Covid-19 tem sido um dos principais desafios enfrentados pelo país. Pesquisadores da Unicamp, articulados em uma força tarefa multidisciplinar se empenham em descobrir novas possibilidades para atender às demandas da pandemia. Nesta edição da série Extensão 48 - Coronavírus, pesquisadores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp explicam o que vem sendo desenvolvido em seus laboratórios, bem como a dinâmica de trabalho da força tarefa criada na universidade para conter os avanços da pandemia.

“O Brasil, nessa corrida para fazer os testes, está muito atrás de vários países, inclusive da América Latina. Uma das primeiras atitudes dessa força tarefa foi começar a desenvolver kits nacionais capazes de detectar o vírus”, afirma Marcelo Menossi, que coordena a frente de captação de recursos da força tarefa.

O aumento na disponibilidade de testes e a diminuição nos seus custos são fundamentais no combate ao Covid-19, conforme apontou André Vieira, coordenador da frente de pesquisa e desenvolvimento da força tarefa. "É uma ferramenta fundamental em vários aspectos. Não só para identificar quem tem a doença, mas também identificar a progressão da doença, onde ela está se espalhando, quais são os focos, poder ter a possibilidade de isolar as pessoas que estão contaminadas, rastrear os contatos. Tudo isso depende dessa metodologia", explica.

Dentre as pesquisas apresentadas nesse episódio, está a coordenada pela professora Ljubica Tasic, que trabalha na síntese de nanopartículas magnéticas que são utilizadas para extração do RNA viral. “Ao invés de demorar duas horas para extrair a amostra, a biomolécula que é utilizada para fazer o teste, eu uso um procedimento que dura 20 minutos. Isso faz com que, de forma eficaz e rápida, mesmo em carga viral baixa conseguimos extrair a quantidade suficiente para um bom teste”, relata.

A TV Câmara Campinas atinge toda a cidade (400 mil residências) em sinal aberto 39.3 digital, pelo canal 4 da Net e 9 da Vivo Fibra, além de reproduzir seu conteúdo no Facebook oficial da Câmara, no streaming do portal do Câmara e em sua página no YouTube.