6/2/2019 - Campinas - SP

Presidente Bernardelli recebe nova diretoria do Sindicato das Indústrias Gráficas

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O presidente da Câmara Municipal de Campinas, Marcos Bernardelli, recebeu na última quarta-feira (30)  uma comitiva formada por integrantes da nova diretoria do Sindicato das Indústrias Gráficas de Campinas, encabeçada por Flávio Lamas, recém-eleito presidente da entidade. “Nosso principal objetivo é promover a aproximação com as autoridades públicas da cidade,  para que entendam o potencial e importância do setor para Campinas”, diz Lamas.

O presidente Bernardelli conta que acha importante esta aproximação e ressalta, ele próprio, a força do setor na economia na cidade. “São cerca de 180 empresas , não só gráficas tradicionais mas outras que orbitam neste setor, como gráficas rápidas e complementações dos serviços gráficos, como aquelas que vendem fotolitos, por exemplo. Ainda mais em um período de crise como o que temos vivido, é importante entender as demandas e valorizar setores da economia que geram empregos e dividendos para o município”, pontua.

Lamas apresentou a Bernardelli uma proposta para que seja estudada uma legislação que faça compensação de Impostos sobre Serviços (ISS) para as concorrências públicas. “Hoje as gráficas de Campinas pagam 5% de ISS, enquanto na região cobram 2%. O problema então é que, quando vamos participar de uma concorrência pública com gráficas da região, já saímos em tese de um preço mais caro porque pagamos mais imposto.Pedimos que seja feita uma análise desta situação”, explica Lamas.

 Segundo o presidente do sindicato, a ação poderia ajudar a a manter empresas gráficas na cidade. “Nos últimos anos, 30 delas saíram de Campinas e isso impacta a economia, a geração de impostos e de empregos.”  Bernardelli acredita que o assunto mereça atenção. “Vamos estudar com afinco e verificar, de fato, o que pode ser feito, até mesmo para saber se esta situação também atinge outros setores da economia da cidade”, explica