11/7/2019 - Campinas - SP

Por ação de Ailton da Farmácia, Castramóvel chega à região da Vila Formosa em duas etapas

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A região da Vila Formosa será beneficiada com a presença do Castramóvel, programa de responsabilidade do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em duas oportunidades: dias 10, 11 e 12 de julho e 7, 8 e 9 de agosto. No último mês de maio, por meio do Requerimento número 1437/19, o vereador Ailton da Farmácia (PSD) cobrou a presença do serviço na região. Serão castrados cerca de 200 animais por dia. As inscrições estão encerradas.

“O ideal seria que não somente a Vila Formosa, o Jardim São Vicente, o Parque dos Cisnes, o Jardim São Gabriel, a Vila Carminha, e o Estoril e outros próximos recebessem o Castramóvel, mas também a Vila Georgina e adjacências. Vou continuar cobrando pela ampliação do serviço”, diz o Ailton da Farmácia.

Segundo o parlametar, no final do ano passado, animais foram castrados gratuitamente, também com o Castramóvel, na região da Vila Georgina. “Porém, neste ano, não há previsão para este bairro, que tem uma população carente e observamos um descontrole populacional de cães e gatos. Sabemos que o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal se desdobra para atender Campinas. Por isso, acho necessária a ampliação da infraestrutura do serviço”, frisou.

Em resposta ao requerimento, Paulo Anselmo Nunes Felippe, diretor do Departamento, afirmou que o agendamento para castrar cães e gatos não está mais sendo feito por meio de ligações ao 156. Observava-se, de acordo com ele, que ao se inscrever, o munícipe tinha a falsa impressão de que seria atendido em algum momento, o que não correspondia, necessariamente, à verdade.

Ele também argumentou que a inscrição prévia envolvia grande gasto telefônico ao departamento no retorno das ligações e número significativo de faltas das pessoas que se inscreviam. Agora, o agendamento é realizado diretamente – e de forma presencial – no bairro onde as castrações ocorrerão. Até maio de 2019, o serviço, que iniciou em 2015, já tinha castrado 30 mil animais.