21/1/2020 - Campinas - SP

Paulo Haddad representa Câmara no evento oficial de celebração do Ano Novo Chinês

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Paulo Hadadd (Cidadania) representou a Câmara Municipal de Campinas, na noite da última sexta-feira (17), no evento oficial da celebração do Ano Novo Chinês. O parlamentar, que no ano passado integrou uma comitiva que esteve em três cidades chinesas atendendo um chamamento do governo daquele país, foi convidado ao evento pela Cônsul Geral da República da China , Chen Peijie. Pelo calendário chinês, um dos mais antigos que se tem notícia no mundo, a partir de 25 de janeiro a terra entra no ano de 4.718 (no horóscopo chinês, o ano do Rato).

“Hoje se estima que em todo estado haja 130 mil chineses e Campinas é uma cidade na qual a comunidade chinesa é muito presente na indústria, no comércio, no setor acadêmico.  Há um grande intercâmbio cultural e temos duas cidades irmãs, Fuzhou e Dongguan, bem como protocolos de intenção de Shenyang e Fushun para também se tornarem cidades irmãs. Por tudo isso, mantermos a proximidade entre Campinas e o governo da China”, pontua Haddad.

O vereador lembra ainda que em 2018 a Câmara aprovou a criação do Dia do Imigrante Chinês, lei de autoria do vereador Marcos Bernardelli (PSDB), que tem justamente o objetivo de deixar em evidência a proximidade entre o município e a China. “A data é comemorada anualmente em 15 de agosto, quando segundo registros históricos, os primeiros chineses chegaram ao Estado de São Paulo no ano de 1900. Ou seja, estamos completando 120 anos de imigração chinesa”, conta.

O evento na capital paulista contou com depoimentos do governador João Dória e do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, além da presença de diversas autoridades.