15/10/2019 - Campinas - SP

Outubro Brilhante começa com a realização de mais de 250 exames de vista

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em comemoração às atividades do Outubro Brilhante, mês dedicado à popularização da optometria em Campinas, o vereador Fernando Mendes (REPUB) promoveu em evento no último domingo (13/10) na Escola Oziel Alves Pereira, no Jardim Monte Cristo, que contou com o apoio de diversos profissionais do Conselho de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo (CROO-SP). 

Foram realizados 251 atendimentos, 209 prescrições, 10 encaminhamentos e 32 pessoas não necessitaram de correção visual. A ideia da campanha é levar o atendimento primário da visão à população carente.

A lei número 15.528/2017, de autoria do vereador, integra o Calendário Oficial do Município de Campinas com o “Mês Outubro Brilhante”, que teve sua primeira edição em 2017. Fernando Mendes luta pelo reconhecimento da profissão.

Empenhados, os profissionais montaram um circuito da boa visão. “Nós montamos um circuito onde a pessoa passa primeiro por uma acuidade visual por meio da triagem; na sequência são realizados os vinte e um passos da optometria até o último processo onde é feito a prescrição do óculos ou lentes de contato, caso necessário”, explica Michel Pazos, diretor de Coordenação do CROO-SP.

Claudiamara Santana, moradora do Jardim Monte Cristo, esteve no local junto com seus três filhos para realizar os atendimentos. “Tentei fazer pelo posto de saúde, mas ia demorar mais de seis meses. Hoje, em apenas duas horas, consegui passar meus três filhos pelo atendimento. Aliás, o atendimento é mais humano. Passamos por várias etapas; os profissionais foram superatenciosos, e criaram uma proximidade com nós. Estou muito satisfeita.”

No 27 de outubro será dada continuidade aos trabalhos. Desta vez, os atendimentos serão realizados, das 8h às 17h, em dois locais: no Centro de Integração da Cidadania “Dr. Fernando de Cássio Rodrigues”, localizado na Rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 2, no Vida Nova; e na Escola Estadual Professor Carlos Alberto Galhiego, situado na Avenida John Boyd Dunlop, snº, no Jardim Santa Clara.