19/9/2019 - Campinas - SP

Mariana Conti apresenta nota técnica da Unicamp que aponta que os cálculos utilizados

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Na 54ª reunião ordinária da Câmara de Campinas, realizada na última quarta-feira (18/09), a vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou na tribuna a Nota Técnica número 8 do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon), ligado ao Instituto de Economia da Unicamp sobre a Reforma da Previdência que tramita no Senado Federal.

A nota técnica elaborada por pesquisadores da Unicamp e de outras instituições utilizou métodos de engenharia reversa para analisar os cálculos oficiais do Ministério da Economia sobre a Reforma da Previdência. Dados estes que haviam sido colocados sob sigilo pelo Ministério e foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação.

“O resultado desse estudo apresentado na nota técnica é impactante, pois demonstra que os cálculos oficiais do governo Jair Bolsonaro foram falsificados, isso é muito grave. Um exemplo da falsificação é o suposto deficit utilizado para justificar o fim da aposentadoria por tempo de contribuição. Na verdade os números apresentados se referem a critérios de aposentadoria por idade mínima. Os pesquisadores mostram que a aposentadoria por tempo de contribuição é superavitária, e pode ser extinta caso aprovado o projeto de reforma de Bolsonaro e Paulo Guedes! Ao mesmo tempo o governo dificulta o acesso e reduz valores de aposentadorias e benefícios como forma de compensação financeira. É perverso”, relatou a vereadora.

A nota é assinada pelos professores Pedro Paulo Zahluth Bastos, Ricardo Knudsen, André Luiz Passos Santos e Henrique Sá Earp. “Auditamos e encontramos indícios de falsificação ou, no mínimo, incompetência inexplicável. Os cálculos manipulam os dados sem respeitar a legislação e inflam o custo fiscal das aposentadorias atuais para justificar a reforma e exagerar a economia fiscal e o impacto positivo (inexistente) sobre a redução da desigualdade da Nova Presidente”, informa a nota técnica.

A vereadora protocolou um ofício à Presidência da Câmara no qual solicita o encaminhamento de cópia do estudo para todos os vereadores da Casa. O presidente Marcos Bernardelli (PSDB) afirmou que vai providenciar o pedido da parlamentar.