25/7/2019 - Campinas - SP

Luiz Rossini promove a Primeira Mostra Cultural para Paz

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O mandato do vereador Luiz Rossini (PV) promove nesta quinta-feira (25/07) uma série de atividades para comemorar o Dia Municipal da Bandeira da Paz, data criada em Campinas por autoria de lei do parlamentar. A Primeira Mostra Cultural para Paz é uma parceria com o Planeta Paz, uma iniciativa de Cultura de Paz que propõe a manifestação de um conjunto de valores, procedimentos, conhecimentos e visão de mundo.

O Projeto Bandeira da Paz 2019 visa incentivar as pessoas e as instituições a promoverem ações e projetos, que visem a paz e cujos os eixos são sustentabilidade, cultura e esportes. “No momento em que a sociedade vive tanta intolerância, precisamos nos desarmar do ponto de vistas das emoções e do comportamento, para trabalharmos em nossa atitude a fim de celebrarmos a paz. Queremos juntar pessoas e instituições que compartilhem esses ideais”, comenta Rossini.

A programação da Primeira Mostra Cultural para a Paz começa cedo, às 9 horas, com o hasteamento da Bandeira da Paz no Paço Municipal, e a noite, a partir das 19 horas, está marcado um evento gratuito no Teatro Castro Mendes, com mostras de pinturas, modelagens, textos, artesanatos, bem como apresentações de dança, música, vídeos, pôsteres, dentre outras.

“Promover a Paz não se restringe somente a repressão às expressões de violência, mas principalmente, na formação, construção e educação de uma cultura de paz”, diz Lino Azevedo Junior, responsável pelo Planeta Paz.

A Bandeira da Paz

A Bandeira da Paz é um símbolo universal poderoso que foi adaptado pelo artista visionário Nicholas Roerich para servir como um emblema para o desejo da cultura humana de se levantar acima da guerra. Esta bandeira foi mostrada global, como um sinal da paz e da cultura, desde os anos 1930. O Pacto Roerich da Bandeira da Paz é um tratado internacional assinado pela Índia, os Estados Bálticos e 22 nações das Américas, incluindo os Estados Unidos.