2/10/2019 - Campinas - SP

Jorge da Farmácia apela ao Ministério da Saúde que retome o fornecimento de inseticida

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

O vereador Jorge da Farmácia (PSDB) apresentou Moção que apela ao Ministério da Saúde que retome imediatamente o fornecimento para Campinas do inseticida utilizado na pulverização para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

O veneno é usado como prevenção complementar em locais próximos àqueles onde moram ou trabalham pessoas que estão contaminadas, para controlar a proliferação da doença.

A medida é importante porque Campinas vive este ano a terceira maior epidemia de dengue desde 1998. Já foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde mais de 25.500 casos e cinco pessoas morreram em decorrência da doença.

“Com a falta dos inseticidas as cidades do Estado de São Paulo tiveram que suspender a nebulização, que elimina a fase adulta do mosquito. A falta de estoque do insumo em todo o país pode gerar prejuízos no combate ao vetor, principalmente em municípios afetados por epidemia de dengue. Na região de Campinas, além de várias cidades virem registrando índices elevados de infestação do Aedes aegypti, alguns locais se apresentam em situação de epidemia”, relata o vereador.