7/8/2018 - Campinas - SP

Eduardo Magoga é empossado como vereador de Campinas

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Eduardo dos Reis Magoga é o mais novo vereador da cidade de Campinas. O comerciante foi empossado durante a reunião ordinária da noite desta segunda (6), no lugar do licenciado Campos Filho (DEM), que deixou o cargo inicialmente por um período de 31 dias. “Vim para somar e votar o que for necessário para o nosso município, pois em melhorando o município, melhora o estado e o Brasil”, diz o mais novo parlamentar do legislativo campineiro.

Ele deverá trabalhar com o mesmo staff do vereador afastado, uma vez que o titular tem intenção de voltar ao cargo e os servidores à disposição dele estão aptos a auxiliar o novo edil. “A equipe é boa e viemos preparando algumas coisas na suplência que espero apresentar como vereador e ajudar a cidade”, pontua Magoga, que é o sétimo suplente a assumir o cargo na legislatura 2017-2020.

Já em três de janeiro de 2017, dois dias após a posse, os suplentes Paulo Haddad (PPS) e Jota Silva (PSB) assumiram a vereança no lugar de André Von Zuben e Luís Yabiku, dos mesmos partidos, que deixaram as cadeiras da Câmara para assumir as secretarias municipais - respectivamente - de Desenvolvimento Econômico e Social e de Trabalho e Renda.

Diferentemente dos demais, o suplente Cláudio da Farmácia (PSC) assumiu o cargo de vereador em duas ocasiões diferentes, apesar de não ocupar a cadeira neste momento. Ele tornou-se vereador pela primeira vez em 3 de abril de 2017, quando o vereador Carmo da Farmácia, da mesma sigla, pediu afastamento por um mês. Depois, em 4 de abril de 2018, mais uma vez voltou ao cargo por um mês, na ocasião substituindo o vereador Rubens Gás (PSC).

O atual vereador Cidão Santos (PROS) também era suplente até que foi empossado em 4 de outubro de 2017. Ele entrou no lugar de Tico Costa (PP), primeiro vereador eleito na história de 220 anos da Câmara Municipal a renunciar do cargo – alegando motivos pessoais.

Outro suplente que assumiu foi Ângelo Diniz (PSD), o “Chinês”, que foi vereador apenas em um curto período de uma reunião ordinária, a de 5 de fevereiro de 2018, na qual foi votado pedido de Comissão processante contra o prefeito da cidade. Como o pedido de CP foi feito pelo parlamentar Marcelo Silva (PSD) e pela lei ele tem que se afastar do cargo durante a votação, Diniz foi vereador apenas durante a apreciação do pedido, que foi rejeitado, e na sequência já deixou a vaga novamente para o titular.   

Por fim, o último suplente a tomar posse antes de o vereador Magoga assumir nesta segunda foi Carlinhos Camelô (PC do B). Ele assumiu a vaga de Gustavo Petta, do mesmo partido, que se licenciou para assumir como deputado estadual. Carlinhos foi empossado como vereador em 9 de maio deste ano e permanece no cargo.