21/2/2019 - Campinas - SP

Convênio com associação para resgate de animais

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

 Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais, presidida pelo vereador Permínio Monteiro (PV) realizou na tarde desta terça-feira (19) a primeira reunião ordinária em 2019 para discutir a destinação de animais silvestres resgatados ou encontrados em áreas urbanas no município de Campinas. Além de Permínio, participaram da discussão o presidente da Associação Mata Ciliar em Jundiaí, Jorge Belix, e o vereador César Rocha, da Câmara de Valinhos.

De acordo com o presidente da comissão, Campinas não possui um local regulamentado para reabilitação de animais silvestres acidentados ou apreendidos de traficantes da fauna silvestre. “Neste caso, os animais retornam aos infratores, no papel de fiel depositário, quando constatado que não há maus-tratos”, explica o parlamentar. “A Associação Mata Ciliar em Jundiaí é o local mais próximo com estrutura adequada para receber esses animais, porém, atualmente a entidade atua em sua capacidade máxima de atendimento”.

Segundo Belix, a Associação Mata Ciliar em Jundiaí possui convênio com apenas 7 municípios do estado e busca parcerias regionais para descentralizar os trabalhos desenvolvidos pela entidade. “Em 2018 recebemos animais de 94 cidades do estado, além de casos esporádicos vindos de MG e RJ. Mesmo não havendo convênio com Campinas, nos últimos 5 anos recebemos em torno de 400 animais do município”. Permínio informou que, em conjunto com a comissão, será elaborado um requerimento de informação solicitando explicações do porquê Campinas ainda não possui um convênio com a entidade.

O vereador e ativista da causa animal, César Rocha, informou que o município de Valinhos possui convênio com a associação há 3 anos e destacou os benefícios do convênio. “Além do acolhimento, a entidade prestou capacitação a guarda municipal sobre o resgate e manejo de animais silvestres. Também vale ressaltar que a associação recebe nossos alunos da rede municipal em excursões focadas na educação ambiental”, explica.

Permínio também destacou os trabalhos desenvolvidos pelo SAMU Animal de Campinas, quem vem ganhando visibilidade nacional após matéria exibida no programa Fantástico, da rede Globo. O vereador ressaltou ainda que esteve presente no Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas e notou que, apesar do bom atendimento, o local necessita de um espaço maior e de mais recursos humanos para atender às demandas da cidade.

Além dos debatedores, também estiverem presentes na reunião o vereador Vinicius Gratti (PSB) e pessoas ligadas à causa animal.