29/3/2018 - Campinas - SP

Comissão de Drogas reúne moradores de rua, entidades e órgãos municipais

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A primeira reunião de Comissão de Política de Prevenção às Drogas reuniu mais de 50 pessoas para debater o tema “Morador de rua e a Dependência Química”. Além de representantes de entidades sociais e órgãos municipais, pessoas em situação de rua também participaram do debate e apresentaram problemas enfrentados no dia a dia, especialmente relacionado à falta de suporte do Poder Público.

Inicialmente, o encontro contou com uma palestra de Ariadne Ribeiro, professora e mestre em Psiquiatria e Psicologia médica pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que apresentou dados do perfil de moradores de rua atendidos no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), além informações sobre a Cracolândia, de São Paulo.

Para Ariadne, a rede de acolhimento e tratamento da dependência química deve estar integrada e capacitada para receber esse público. “Antes de tudo, é necessário ter um olhar subjetivo para entender o que fez a pessoa chegar nesse ponto e oferecer condições, caso ela queira, para sair de lá. Para isso, o Poder Público precisa fortalecer CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), comunidades terapêuticas, centro de acolhimento, fazer capacitação profissional, ou seja, criar uma rede articulada para acolher e tratar essas pessoas”, comentou.

Problemas

No debate, representantes de ONGs e moradores de rua ainda relataram transtornos vividos nas políticas existentes, como a precariedade no atendimento, incluindo falta de água, em órgãos como a Casa da Cidadania, Casa Verde, abrigos, além da dificuldade em obter emprego.

Segundo o vereador Nelson Hossri (Podemos), presidente da Comissão, a primeira reunião trouxe temas importantes que deverão ter tratados nos próximos encontros. “Só quem vive mesmo o dia a dia da rua sabe como está o atendimento e suporte do Poder Público. A Prefeitura até cria políticas públicas, mas, em muitos casos, são ineficientes ou sofrem com a precariedade. A comissão vai fazer vistorias in loco nessas unidades e trazer esses problemas para os próximos debates”.

Nelson ainda pretende, através das reuniões da comissão, criar um projeto de lei para amenizar os problemas relacionados aos moradores de rua, já que as ações da Prefeitura ainda são ineficientes. O vereador Professor Alberto (PR), membro da comissão, também participou da reunião.