14/1/2020 - Campinas - SP

Cobrança à prefeitura: na primeira semana de trabalho do Legislativo em 2020

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

Uma das prerrogativas dos vereadores de Campinas é apontar ao prefeito ações que devem ser executadas em favor da população, identificar problemas existentes no município e de interesse local e – por meio da ferramenta legislativa chamada “indicação” – solicitar medidas que são de interesse público. É por meio das indicações que os vereadores apresentam ao Executivo necessidades de obras, reparos e até mesmo estudos que precisam ser feitos na cidade.

Na primeira semana de 2020, completada na sexta-feira passada, os vereadores já apresentaram mais de 170 indicações que incluem demandas como operação tapa-buraco, construção de calçamento em torno de escola, pedido de revitalização de praças, limpeza de áreas públicas, corte de mato, podas de árvores, retirada de entulho, motonivelamento de terrenos do Executivo, instalação de lixeiras,

instalação de lixeiras em parques públicos, operação tapa buraco, manutenção de sinalização de trânsito, troca de iluminação e também a realização de operação ‘cata treco’ em diversos bairros.

A vereadora Mariana Conti (PSOL), por exemplo, solicitou a limpeza das ruas do bairro Chácara Cruzeiro do Sul, localizado no distrito do Campo Grande. “É de conhecimento do poder público que a época de chuvas intensas ocasiona o deslocamento d resíduos e acúmulo de lixo, principalmente nos bairros com pouca infraestrutura de saneamento. O bairro Chácara Cruzeiros do Sul não possui asfaltamento, o que agrava esse cenário, já que os resíduos se misturam à terra e à água da chuva”, relata a legisladora.

Já o vereador Luiz Rossini (PV) solicitou ações como operação tapa-buracos em dois bairros onde as ruas tiveram trânsito aumentado por causa da sobras do BRT, o que acabou desgastando mais o asfalto, bem como o calçamento da área beirando os muros da Escola Estadual Professor Alberto Martins, no Jardim Ipaussurama. “Essa caçada é a única opção dos moradores que precisam transitar no local, sendo importante acesso de estudantes e usuários também do posto de saúde, sendo que do outro lado da rua o terreno é íngreme”, pontua o parlamentar.

Outros vereadores que também protocolaram indicações são: Nelson Hossri (Podemos), Rodrigo da Farmadic (PP), Jorge da Farmácia (PSDB), Permínio Monteiro (PV), Juscelino da Barbarense (PP), Jorge Schneider (PTB), Filipe Marchesi (PL), Cidão Santos (Pros), Gilberto Vermelho (PSB), Edson Ribeiro (PSL), Pastor Elias (PSB), Aurélio Cláudio (PMB), Aílton da Farmácia (PSD), Rubéns Gás (PSC) e Carmo Luiz (PSC).

Qualquer pessoa pode acompanhar as indicações protocoladas pelos vereadores no site da Câmara, basta clicar na aba “atividade legislativa”, depois “pesquisa de proposições” e depois preencher os campos para filtrar a pesquisa como desejar – é possível, por exemplo, pesquisar diretamente por “indicações” e “2020”.