7/11/2018 - Campinas - SP

Câmara aprova mais duas moções inspiradas em iniciativas do Parlamento Jovem

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas aprovou na noite de ontem (31) mais duas moções inspiradas por peças originadas no Parlamento Jovem (PJ) – uma primeira moção criada por uma vereadora-estudante já havia servido de base para uma “moção de verdade” na reunião ordinária de 24 de outubro.

Na noite desta quarta, a moção 250/2018, de autoria do vereador Rafa Zimbaldi (PSB), presidente da Câmara de Campinas, foi uma das aprovadas. Ela foi inspirada por proposta do jovem João Pedro Guimarães Guilherme, do colégio Photon. A moção protocolada por Rafa (e já aprovada pelos vereadores) apela ao governador Márcio França para que ocorra a conclusão das obras de construções das marginais da Rodovia Dom Pedro I na região do município, no trecho compreendido entre o KM 125 e o 137.

As obras estão sendo realizadas há mais de três anos e a demora na conclusão está trazendo prejuízos para moradores de bairros e estabelecimentos comerciais às margens da rodovia. “Estamos encaminhando, inclusive, junto com a moção aprovada pela Câmara, o documento original do vereador-estudante, pois é muito importante valorizar a ação dos integrantes do Parlamento Jovem. O PJ é um programa de formação da Câmara que tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político, e o fato de três moções deles já terem ‘migrado’  para a Câmara e terem sido aprovadas pelos vereadores mostra o quanto eles estão conectados coma realidade da sociedade e como de fato já estão exercendo este protagonismo”, pontua Rafa.

A outra moção aprovada ontem inspirada pelo PJ é a de número 249/2018, de autoria da vereadora Mariana Conti, que apóia a aluna Maria Pennachin, da Escola Estadual Culto à Ciência, pela criação de um canudo biodegradável feito á base de inhame (o canudo já foi tema do programa Giro Ambiental, da TV Câmara (confira vídeo abaixo). Mariana conta que a base para a moção foi a apresentada pelo vereador-estudante Victor Vital Oliveira Silva, da Escola  14 BIS.

“Também anexei a moção apresentada pelo jovem Victor, é muito importante que nós, vereadores, prestigiemos p trabalho do Parlamento Jovem . Essa moção de apoio e homenagem ao trabalho feito pela aluna Maria Penachim é relevante e mostra que a Escola Pública pode, sim, desenvolver um trabalho de qualidade e reconhecido”, pontua Mariana.