1/11/2018 - Campinas - SP

Câmara aprova diploma para homenagear chefs e setor gastronômico de Campinas

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Campinas

A fim de homenagear a classe dos chefs de cozinha e todo o setor gastronômico (uma das áreas que mais crescem na cidade), a Câmara de Campinas aprovou na noite desta quarta (31) um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz Rossini (PV) que cria o Diploma de Mérito Gastronômico.  A honraria será concedida a pessoas ou entidades que tenham se destacado por suas contribuições para o desenvolvimento da gastronomia no âmbito do município.

De acordo com a propositura, a honraria será entregue aos agraciados anualmente  em reunião solene marcada, preferencialmente, no dia 10 de maio, data em que se comemora o Dia do Cozinheiro e o Dia do Gastrônomo. O diploma poderá ser outorgado ainda a título de homenagem póstuma para representante da família.

“A gastronomia tem sido um fator importante de difusão de hábitos e tradições culturais associados à alimentação. É um ramo da economia que tem impulsionado e dado sustentação ao turismo local, gerado trabalho e renda e oferecido a possibilidade das pessoas e famílias se encontrarem em eventos gastronômicos. Os profissionais da gastronomia têm contribuído, com relevância, no desenvolvimento dessa atividade em nosso município, por isso a concessão de uma honraria especial é uma forma de reconhecimento e estímulo”, descreve Rossini no texto da justificativa do projeto.

Além de chefs e cozinheiros, a proposta pretende valorizar todos os profissionais que atuam no ramo, pois a gastronomia abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados, como um sommelier, um produtor de eventos ligados à área, uma escola de cursos de culinária, um restauranter entre outros.

Nos últimos anos, Campinas tem ganhado destaque nessa área. Vários eventos, como o Chefs na Praça, o Festival Gastronômico de Campinas, o Festival de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio e os Festivais de Food Truck levam diversão e alegria para milhares de famílias de Campinas.

Polo Gastronômico

Nesse mesmo setor, Rossini é autor da lei que cria o Polo Gastronômico, Cultural e Turístico na região compreendida pelos bairros Guanabara, Botafogo, Castelo e Jardim Chapadão. A proposta tem o objetivo de potencializar o viés cultural e turístico de Campinas, principalmente nesta área da cidade, em razão da variada oferta de bares e restaurantes, praças e bosques, além de ruas calmas e bom fluxo de veículos.

O Polo Gastronômico, além de promover o desenvolvimento econômico e turístico, deve gerar emprego e renda e receber infraestrutura do poder público no sentido de garantir a manutenção do patrimônio, entre outras atividades.

Honrarias

Com a honraria aprovada hoje, a Câmara passa a ter 34 diferentes tipos de honrarias (sendo que a Casa pode ter um máximo de 36 em vigor). Porém, é preciso ressaltar que os parlamentares podem conceder no máximo 12 honrarias por ano -  além de um título de Cidadão Campineiro ou Cidadão Emérito – ou seja, eles optam pelos diferentes tipos existentes quando querem homenagear alguém, levando-se em consideração a qual delas os méritos da pessoa se adéquam.

Reconhecer publicamente pessoas ou entidades que contribuíram com a cidade por meio de seus trabalhos ou ações é uma obrigação da Câmara Municipal e uma das atribuições legais dos vereadores. Este reconhecimento público enleva o nome das pessoas que o recebem e que, em algum momento ou a todo momento de suas vidas, fizeram o mesmo pelo nome da cidade com seus atos. Trata-se, portanto, de justa homenagem.

Os diplomas entregues aos homenageados são impressos na própria Casa quando são confirmadas as datas de entrega, sem nenhum outro tipo de ônus ou investimento, e não representam nenhum tipo de impacto relevante no orçamento da Câmara de Campinas (todas as despesas da Câmara podem ser verificadas no portal da Transparência do Legislativo - http://www.campinas.sp.leg.br/portal-transparencia).

Dependendo do homenageado, a entrega pode ocorrer em reunião Solene dentro ou fora da Câmara, que não paga por nenhum tipo de recepção ou festa para os homenageados. Quando eles decidem fazer isso, o fazem com recursos próprios.  

Confira abaixo a votação desta 67ª reunião ordinária de 2018 

1) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 213/18, Processo nº 228.228, de autoria do senhor Fernando Mendes, que “concede Diploma de Mérito Mulher Virtuosa ‘Elizabeth Lins Reinaux Cordeiro’ a Maria Lúcia Camilo”.  A homenageada é fundadora do grupo “Mulheres Negras Surpreendentes”, que realiza palestras e eventos voltados a mulheres negras. É também fundadora do grupo “Kadmiel”, coral gospel de jovens negros de Campinas e coordenadora de um trabalho social em homenagem a coletores de lixo. 

2) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 217/18, Processo nº 228.259, de autoria do senhor Gilberto Vermelho, que “concede o Título de Cidadã Campineira à Sra. Rosa Maria Di Santo Yamada”. Nascida em Taquaritinga, São Paulo, a homenageada mudou-se para Campinas em 1997 e é mantenedora do colégio Pedro e Rafael. 

3) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 214/18, Processo nº 228.229, de autoria do senhor Rodrigo da Farmadic, que “concede Título de Cidadã Campineira a Sandra Regina Magalhães Campos Nemer Elias”. Nascida em Jundiaí, São Paulo, a homenageada é formada em medicina pela PUC – Campinas, é especialista em endoscopia digestiva e trabalhou como endoscopista na Rede Mário Gatti, Hospital Irmãos Penteado e Hospital Celso Pierro. 

4)  APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 215/18, Processo nº 228.230, de autoria do senhor Permínio Monteiro, que “concede Título de Cidadão Campineiro a Maurício César Carvalho Defina”. O homenageado nasceu na cidade de São Paulo, cursou medicina na Unicamp, especializou-se em oftalmologia e trabalhou na maternidade de Campinas. 

5) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei nº 251/18, Processo nº 227.915, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que “denomina Praça Olga Trentin Mafuz uma praça pública do município de Campinas”. Será denominada a praça 04, com área de 90,00 m², do loteamento Jardim Magnólia, que fica entre a rua Professora Arlete Therezinha Pizão (rua 02) e a rua Aldo Cardarelli (rua 07).

6)  APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Resolução nº 7/16, Processo nº 222.348, de autoria do senhor Luiz Rossini, que “acrescenta o inciso XXXV ao art. 2º e o art. 15-U à Resolução nº 717, de 16 de dezembro de 1999, que ‘dispõe sobre a concessão de honrarias pela Câmara Municipal de Campinas e dá outras providências’”. O projeto tem por objetivo criar o Diploma de Mérito Gastronômico, que será concedido a pessoas ou entidades que tenham se destacado por suas contribuições para o desenvolvimento da gastronomia no município.

7) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo 223/2018, de autoria da Mesa da Câmara,  que concede medalha CÔNEGO MILTON SANTANA"  à irmã Helene Gatien.

8) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 164/18, Processo nº 227.456, de autoria do senhor Luiz Rossini, que “concede Diploma ‘Noel Rosa’ a Francisco Perissinot (Chiquinho do Pandeiro)”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. Sempre com um pandeiro debaixo do braço e um repertório recheado de clássicos do samba, chorinho ou MPB, Chiquinho toca desde 1979. De 1983 a 2011, tocou com o grupo “Bons Tempos” e foi integrante do grupo “Choro Bandido” e do trio “Caros Amigos” 

9) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo nº 181/18, Processo nº 227.837, de autoria do senhor Vinicius Gratti, que “concede Diploma ‘Noel Rosa’ ao grupo Pagode da Vó Tiana”. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável. O grupo homenageado é um projeto de samba que surgiu em 2014 na Vila Teixeira, por ele passaram importantes sambistas.